Suzali2014

403 palavras 2 páginas
Gestor Educador

Este estudo buscou demonstrar a importância do desenvolvimento de competências no âmbito organizacional como uma ferramenta de gestão dos recursos humanos e dos demais processos, pois pode agregar valor a gestão empresarial mediante o alinhamento das estratégias da organização, fato que propicia um melhor resultado empresarial.

Embora nas organizações brasileiras as ações nesta direção sejam pouco significativas, no âmbito da pesquisa acadêmica há estudos muito interessantes sendo produzidos, mas que precisam ser apresentados às organizações.

Desenvolver competências é articular, mobilizar os saberes, técnicas, regras e experiências em prol da resolução de problemas decorrentes do convívio em um ambiente organizacional ou familiar. Logo, se o indivíduo possui conhecimentos mas não sabe aplicá-lo oportunamente, não conseguirá evoluir do "simples saber" para o "ter competência", ou seja, agir. Em cada situação da vida cotidiana um conjunto de saberes ou conhecimentos são requeridos para solucionar as mais diversas situações que surgem. Portanto, a reflexão e ação são atitudes importantes para as pessoas na convivência em sociedade. Neste aspecto aprender a se comportar diante de cada nova situação que surge é um processo a ser desenvolvido. A abordagem da aprendizagem organizacional propicia uma reflexão sobre a necessidade de desenvolver as pessoas com base nas ações de interação, continuidade dos processos de formação e práticas que privilegiem a rotina de trabalho. As pessoas aprendem através das relações em equipe, é preciso estabelecer uma ponte entre as competências individuais e as competências que a equipe produz quando age no coletivo.

Neste contexto o gestor é responsável pela equipe e deve garantir o seu desenvolvimento, além de apresentar os resultados empresariais gerados pela equipe. Em um ambiente de aprendizagem organizacional, articulado com as estratégias da organização, o gestor teria também a atribuição de ser

Relacionados