Susto no espelho clara, brochstain

2604 palavras 11 páginas
O susto ao espelho: um estudo psicológico do envelhecer(1).
Quando envelhecer vou usar púrpura com chapéu vermelho, que não combina nem fica bem em mim.
Vou sentar na calçada quando me cansar...
...tocar as campainhas e passar a bengala nas grades das praças e compensar toda a sobriedade de minha juventude.
Vou ...apanhar flores no jardim dos outros e aprender a cuspir...
... agora temos que...pagar aluguel, e ser bom exemplo para as crianças.
...Mas quem sabe eu devia treinar um pouco agora?
Assim os outros não vão ficar chocados demais quando de repente eu for velha e usar vestido púrpura.
( Do livro: “Quando envelhecer vou usar Púrpura” – organização: Sandra H. Martz- Ed. Marco Zero-São Paulo- 1997)

Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado de mesmo título além de conter algumas novas reflexões feitas após a defesa da mesma.

A escolha do tema justifica-se, entre outras razões, pelo fato da população idosa estar aumentando aceleradamente, o que a torna mais visível, e, porque como já se tem observado, envelhecer é sinônimo de viver uma crise. Em busca de entender esta crise fui às teorias sobre o assunto e à observação clínica.

Envelhecer do ponto de vista da biologia( cabelos brancos, etc.) é evidente e dispensa comentários.O que seria envelhecer do ponto de vista psíquico?

Bianchi,(2) psicanalista francês, fazendo referência à Freud, diz que o aparelho psíquico foi concebido como aquele que tem, entre outras, as funções de criar sentido para a vida, manter a continuidade deste sentido, criar, também, interesse e prazer na vida do ser humano.

Acrescenta que estes requisitos só podem ser conseguidos na atividade relacional. E mais: relacional e com sentido. Aí ele incluí a idéia de que o meio para se atingir tais propósitos seria o investimento da libido fora do Eu. Outro jeito de dizer: tendo sido o aparelho psíquico concebido como tendo as funções citadas, o não investimento da libido no objeto, o desinteresse

Relacionados