Sustentabilidadetfg

2152 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES
FACULDADE DE ARQUITETURA

SUSTENTABILIDADE

JORGE ANDRÉ RIGATTO SPILLER

São Paulo
2014

Tema

O tema escolhido foi “Uma família de mobiliário moderno e contemporâneo”, pois seu estudo é de grande importância para o país, uma vez que, entre os bens de consumo duráveis, os móveis brasileiros de luxo são os poucos que são exportados. Contudo, é sabido que o design de mobiliário tem sido trabalhado de maneira rasa, pois os projetistas deste mercado – de luxo – muitas vezes, acabam visando mais a estética, do que a funcionalidade de tais bens.
As funções dos móveis dependem do ambiente onde eles serão colocados, sendo que para se executar, efetivamente, um projeto é necessário refletir sobre as funções do objeto naquele ambiente e quem será o eventual usuário.
O mobiliário evoluiu muito de acordo com as necessidades humanas, em especial, quando o homem deixou de ser nômade.
A caracterização de sua capacidade técnica e sensibilidade estética variam muito de acordo com a região e época em que foi projetado e utilizado.
Por exemplo, no Brasil o desenvolvimento de mobiliário foi silente e tímido durante o período da ditadura militar. Com seu término, os designers passaram por um verdadeiro renascimento criativo, projetando móveis mais condizentes com o ideal de liberdade de expressão.
Portanto, este projeto visa não só divulgar nossa cultura e contar a história de nosso povo e dos nossos usos e costumes, como também criar um mobiliário de luxo funcional e sustentável, que reaproveite matéria-prima e diminua o impacto ambiental.
Objetivo

O objetivo deste projeto consiste em desenvolver tecnologia na feitura de uma linha de móveis, voltada para o mercado de luxo, de maneira a criar satisfação aos consumidores tanto no âmbito da estética e funcionalidade, como sustentabilidade.
A família de mobiliário será moderna e contemporânea, mas terá características brasileiras, em especial, a utilização de aparas madeira.

Relacionados