SUSTENTABILIDADE

Páginas: 24 (5943 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Faculdade de Tecnologia Da Zona Sul



Ana Paula dos Santos
Jorge Oliveira
Michael Muniz
Michelle Cassaca
Thaina de Jesus
Viviane Coutinho



Sustentabilidade: Estudo de Caso
sobre a Hefesto do Brasil









São Paulo
2013
Ana Paula dos Santos
Jorge Oliveira
Michael Muniz
Michelle Cassaca
Thaina de Jesus
Viviane Coutinho




Sustentabilidade: Estudo de Casosobre a Hefesto do Brasil













São Paulo
2013
Sumário






1- Introdução


Na década de 60 em Paris ocorreu uma reunião de especialistas em ciências, que marcou o despertar para a consciência ecológica mundial. Em 1972 em Estocolmo, ocorreu a Primeira Conferência das Nações Unidas que pôs a questão ambiental nas agendas oficiais internacionais. Asrecomendações dessa reunião serviram de base para a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro (Rio 92), pela ocasião era o 20º aniversário da Conferência de Estocolmo. Os documentos resultantes da Rio92 foram a Carta da Terra e a Agenda 21, que dedica aos problemas da atualidade e almeja preparar o mundo para os desafios do próximo século. A partir disso, muitasempresas se conscientizaram e se adequaram em prol do meio ambiente.

Muitas empresas já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

Há também as microempresas e as empresas de pequeno porte que colaboram muito com odesenvolvimento econômico do país, mas que ainda não se adaptaram às práticas ambientais. Já no inicio de suas atividades, não analisam os danos ou benefícios que podem trazer ao meio ambiente.
1.2- Justificativa

Demonstrar aos proprietários da empresa que a aplicação de projetos sustentáveis é eficaz para o meio ambiente, aumentando a rentabilidade da empresa com ações simples, como coleta seletiva ea venda dos materiais recicláveis para cooperativas e empresas responsáveis.

1.3 - Objetivos Gerais

Propor para a empresa ações sustentáveis de baixo custo para preservação do meio ambiente, sem comprometer o uso de recursos naturais, aumentando as perspectivas das gerações futuras.

1.4 – Objetivos Específicos

Conhecer os processos internos da empresa e os materiais utilizados.Analisar e identificar o tipo de material para verificar os que podem ser reciclados, para implantar um processo de coleta seletiva de forma correta e eficaz.

1.5 - Problematização

A empresa Hefesto do Brasil desde o inicio de suas atividades, não se preocupou em ter conhecimentos em sustentabilidade ou se a traria algum impacto ambiental para o meio ambiente. A empresa não possui uma política deconscientização para os colaboradores sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

A Hefesto do Brasil por não ter conhecimentos sobre meio ambiente, não implantou nenhum projeto de gestão ambiental ou utilizou recursos tecnológicos para desenvolvimento de práticas sustentáveis, com isso não toma nenhuma ação dentro da empresa ou junto à sociedade, para decidir o destino dos materiaisrecicláveis.
1.6 - Hipóteses

Com a percepção da Hefesto do Brasil sobre a necessidade de inserir processos sustentáveis no dia-a-dia da empresa, notamos que seus administradores precisam entender mais sobre o assunto. O SEBRAE oferece cursos de Gestão de Ambiental, Política ambiental e Gestão sustentável nas empresas. Sabendo que as organizações de todos os tipos estão cada vez maispreocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, incentivam e ensinam a aplicar da melhor forma o sistema de Gestão ambiental (SGA) e confirmam que Gestão sustentável é uma prática possível para empresas de qualquer porte. Além de demonstrar que inserindo práticas sustentáveis, poderão ter subsídios de em alguns impostos.
Compreendendo os processos de sustentabilidade, poderá analisar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!