Sustentabilidade e a tecnologia da informaçãoi

505 palavras 3 páginas
SUSTENTABILIDADE E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Este século é caracterizado pelo domínio da tecnologia, atualmente palavras como, aquecimento global, poluição, desmatamento, tsunamis, já estão se tornando termos normais do nosso linguajar. Estamos passando por problemas que a décadas atrás eram tachados como improváveis. Isto se deu graças a uma sociedade orientada ao consumo e falta de preocupação com o meio ambiente. Uma das áreas que mais agride a natureza é a da Tecnologia: devido ao aumento do consumo de energia e a rápida atualização de seus produtos, fazendo com que em menos de um ano produtos sejam ultrapassados, tornando-se sucatas.
Avanços da Tecnologia na Era da Informação
A massificação do uso da Internet como principal ferramenta do chamado “comércio eletrônico”, que oferece uma comodidade, levando-se em conta a correria do dia a dia das pessoas nas grandes cidades, possibilita que as inovações tecnológicas introduzidas em novos produtos de consumo sejam aceitas no mundo todo praticamente ao mesmo tempo. Um exemplo é o tempo médio de substituição de microcomputadores e telefones móveis no Brasil, que tem acompanhado a tendência mundial, que estima um prazo de troca entre 1 e 3 anos para microcomputadores e entre 1 e 2 anos para telefones celulares.
A tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura. Esta situação faz com que gestores da tecnologia se preocupem e comecem a tomar algumas providências para reduzir os impactos ambientais. Visto o que foi exposto a pergunta a fazer é: Como promover desenvolvimento sem destruição das reservas naturais ou o que ainda resta delas? Apesar de presenciarmos com certa frequência notícias sobre agressões ao meio ambiente, felizmente também temos ouvido e visto notícias sobre discussões em inúmeros fóruns sobre o assunto pelo mundo, ou seja, neste início de século XXI a humanidade está começando a se preocupar com o problema ambiental de uma forma mais séria, pois já

Relacionados