Sustentabilidade e suas áreas

Páginas: 21 (5219 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO


O processo de globalização exigiu que as organizações procurassem um desenvolvimento muito rápido para não sucumbir a um mercado tão concorrido. Este desenvolvimento trouxe um custo muito alto para o meio ambiente.
Este custo trouxe uma preocupação na sociedade sobre o futuro do mundo e suas conseqüências. Neste momento a sociedade passou a olhar com outros olhos para as empresasque contribuíam ativamente para a escassez dos recursos naturais, materiais e a poluição do meio ambiente.
Para continuar crescendo sem prejudicar a sua imagem e garantir que no futuro não falte os recursos necessários a continuação da sua atividade, as empresas passaram a a se preocupar com o meio ambiente. Esta preocupação trouxe uma nova forma de administração nas organizações, aSustentabilidade.
Neste trabalho apresentaremos os conceitos de sustentabilidade e as suas áreas, tomando como base para estudo a instituição UNIBANCO.



















1 MAIS DE 80 ANOS DE HISTORIA DO UNIBANCO

A trajetória de sucesso do Unibanco, terceiro maior grupo financeiro privado do Brasil começou em 27 de Setembro de 1924. Nessa data, uma carta patente do governo federal doBrasil autorizou o funcionamento da seção bancaria da Casa Moreira Salles, uma das mais importantes lojas de comercio de Poços de Caldas (MG), fundada por João Moreira Salles em 1918.
Em julho de 1940, devido a prosperidade dos negócios surgiu o Banco Moreira Salles, resultado da fusão entre a Casa Bancaria Moreira Salles, o Banco Machadense e a Casa Bancaria de Botelhos.
Em 1966, o Banco MoreiraSalles, junto com os sócios como a Deltec, a Light and Power Co. e o grupo Azevedo Antunes, criou o Banco de Investimento do Brasil (BIB). A criação do BIB decorreu da absorção de duas organizações no mercado de ações no País: a Deltec e o Ibec.
Em maio de 1967, o Banco se fundiu com o Agrimer e surgiu a nova denominação: União de Bancos Brasileiros S.A (UBB). A UBB nasceu com 8.570funcionários, 333 agencias e mais de um milhão de correntistas, distribuídos entre 9 estados.
Em 1991, nasceu a denominação de Banco 30 Horas, marca de sucesso incontestável do Unibanco. O serviço tornou o banco disponível aos clientes: seis horas de atendimento nas agencias e 24 horas ao alcance do telefone.
Em 1996, o Unibanco adquiriu 50% da Fininvest, especialista em Credito ao Consumidor. Com o aumentosignificativo do volume das operações e com o intuito de buscar mais agilidade na tomada de decisões, a estrutura organizacional do conglomerado passou a basear-se em quatro pilates: Banco de Varejo, Banco de Atacado, Seguros e Asset Management.
Em 2004 não faltaram motivos para comemorar os 80 anos de historia do Unibanco, pois o ano começou com a compra da Hipercard.
Recentemente, foianunciado a população, a união entre o Unibanco e o Banco Itaú, com intuito de se tornar o 5° maior banco do mundo, e o maior da América Latina. Passa-se a todos que a fusão entre os bancos trará somente benefícios aos clientes internos e externos. Porem ainda não se tem muitas informações sobre essa nova mudança do Unibanco.
Olhando em retrospectiva, é fato que o Unibanco sempre soube valer-se dasoportunidades que surgiram. Seu espírito associativo permitiu a conquista de espaço tanto como banco de investimento quanto banco comercial. São mais de 80 anos valorizando pessoas, diversificando talentos e negócios, investindo em tecnologia, relacionamento e produtos. Anos de continua renovação para formar, a cada passo, sempre um novo Unibanco.



















2 GESTÃOAMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A evolução socioeconômica tem ampliado a importância da questão ambiental sob um aspecto amplo que envolve a natureza, o ser humano e as atividades econômicas desenvolvidas no macro-ambiente. Isso decorre do aumento da quantidade dos impactos ambientais, das suas conseqüências e da necessidade de reversão das mesmas, o que, por sua vez, exige a cada dia maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade na Area de Moda
  • Sustentabilidade na área de Informatica
  • Sustentabilidade na area grafica
  • Estratégias para sustentabilidade nas áreas rurais
  • A Sustentabilidade da Área de Várzea do Médio Amazonas nos municípios de Silves, Itacoatiara, Parintins e Maués
  • Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa: o papel da área de gestão de pessoas nas...
  • Áreas
  • areas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!