Sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas brasileiras

Páginas: 49 (12184 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
Sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas brasileiras


As organizações que demonstram compromisso com aspectos de responsabilidade social obtém vantagens competitivas, ganhando a confiança do mercado, clientes, investidores, consumidores e da comunidade local. Este tipo de ação desencadeia no mercado uma onda de responsabilidade corporativa social, que empresas espalhadas pelomundo, de todos os tamanhos e setores, estão adotando e promovendo.
Compreender essa onda de mudança no cenário empresarial é vital para a competitividade, pois o mercado está cada vez mais transparente e competitivo, se tornando uma oportunidade para que as empresas programem práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura para atender às exigências legais, mas também com aintenção de melhor se colocar no mercado.
É um erro entender que a sustentabilidade seja apenas restrito a aspectos do meio ambiente, da mesma forma, não deve-se assumir que responsabilidade social se limite a ações ou investimentos em projetos sociais, sendo assim , os dois conceitos estão intimamente ligados. O administrador que pretenda que seu negócio seja mantido indefinidamente deverá gerarvalor nas dimensões econômicas, ambientais e sociais.As empresas são cobradas por uma atitude correspondente ao conceito da "Cidadania Corporativa Global", que envolve, ao mesmo tempo, a sustentabilidade e a responsabilidade social, dois conceitos que caminham juntos.As empresas de hoje tornaram-se agentes transformadores que exercem uma influência muito grande sobre os recursos humanos, asociedade e o meio ambiente em que estão inseridas. Os empresários, neste novo papel, tornam-se cada vez mais aptos a compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças nas áreas ambiental, econômica e social.
Dois exemplos ilustram o assunto:
O mercado parou de aceitar o descaso no tratamento dos recursos naturais e os consumidores estão interessados em produtos "limpos".Da mesmaforma, a sociedade está muito mais atenta à inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. O resultado é óbvio: a legislação tornou-se mais rígida, obrigando as empresas a encarar com muita seriedade a questão ambiental e a responsablidade social em sua estratégia operacional.Com essa nova postura empresarial vem a necessidade de adaptação e consequente direcionamento paranovos caminhos. As empresas devem mudar seus paradigmas, mudando sua visão empresarial, objetivos, estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto.Empresas socialmente responsáveis e preocupadas com sustentabilidade conquistam resultados melhores e geram valor aos que estão próximos. A responsabilidade social e sustentabilidade deixaram de ser umaopção politicamente correta. É uma questão de visão estratégica e, muitas vezes, de sobrevivência.A empresa é socialmente responsável e sustentável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores ou preservar o meio ambiente. É preciso adotar nova postura: A empresa que não adequar suas atividades a essesnovos conceitos está destinada a perder competitividade em médio prazo.

Sustentabilidade? O que é?

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dasociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental da empresa coca cola
  • Importância da responsabilidade social (sustentabilidade) dentro das empresas
  • Sustentabilidade nas Empresas Brasileiras
  • Negócios e sustentabilidade nas empresas brasileiras
  • Responsabilidade social e sustentabilidade
  • Sustentabilidade e responsabilidade social
  • Etica sustentabilidade e responsabilidade social
  • Sustentabilidade e responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!