Sustentabilidade e educaçao

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO


INTRODUÇÃO

Tornou-se um pressuposto consensual a idéia de que existe uma estreita relação entre educação e desenvolvimento. Isso é de tal forma que, determinados modelos de desenvolvimento e/ou objetivos econômicos direcionam políticas educacionais. Sendo assim, a articulação entre educação e desenvolvimento não é novidade, no entanto, quando se pensa um novotipo de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável ou simplesmente sustentabilidade, o outro polo do binômio, a educação, necessariamente deve ser adjetivado. O desenvolvimento sustentável exige um novo modelo educacional.
Esse artigo pretende discutir a concepção de sustentabilidade, mais objetivamente as perspectivas de Altvater e Sachs e se perguntar sobre o modelo educacional exigido peloatual momento de crise ecológica. Sabemos que as questões históricas, teóricas e éticas envolvendo o desenvolvimento e a diferenciação entre países pobres e ricos são complexas, no entanto, podemos, sem escamotear o problema, abordar com proveito a questão tanto do desenvolvimento como da educação a partir das potencialidades dos modelos de um e de outro.OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES ATUAIS

Vivemos uma situação limite. Pela primeira vez na história da humanidade - não por força de armas nucleares, mas pelo modelo de desenvolvimento, podemos destruir todas as formas de vida sobre o planeta. Podemos dizer que o modo de produção dominante é o modo de destruição. Por isso, em todos os países, seja nos pobres ou nos ricos, vemosmanifestações questionando o atual modelo de desenvolvimento e chamando a atenção para questões ambientais como o aquecimento global.
Mahatma Gandhi, há 50 anos na índia, dizia que a terra era suficiente para todos, mas não para a voracidade dos consumistas. De fato, 42% das florestas tropicais do planeta já foram destruídas. O que vemos claramente hoje é que a nossa evolução econômico-industrial estáem contradição com a natureza como fundamento de nossa vida e a velha crença na ilimitada capacidade do homem em resolver os impasses do desenvolvimento pelo incremento tecnológico já não encontra tantos seguidores.
Enquanto estruturalmente avança um modelo predatório, conjunturalmente, vivemos na era da informação em tempo real, da globalização da economia, da realidade virtual, da quebra defronteiras entre nações, dos escritórios virtuais, da robótica e dos sistemas de produção automatizados. Essas transformações afetam tanto o mundo da produção e do trabalho como também o mundo da educação e da formação de tal sorte que ambos os mundos começam a se interpenetrar. Resumindo o nosso contexto atual:
O cenário está dado: globalização provocada pelo avanço da revolução tecnológica,caracterizada pela internacionalização da produção e expansão dos fluxos financeiros; regionalização caracterizada pela formação de blocos econômicos; fragmentação que divide globalizadores e globalizados, centro e periferia, os que morrem de fome e os que morrem pelo consumo excessivo de
alimentos, rivalidades regionais, confrontos políticos, étnicos e confessionais, terrorismo.
É nesse contexto,que devemos pensar sustentabilidade e educação. Um dos caminhos é se interrogar sobre as categorias que podem explicá-las. No que diz respeito à educação, não podemos negar a atualidade de certas categorias freireanas e marxistas na discussão sobre a educação, contudo, necessitamos de novas categorias explicitadoras da realidade. Quanto ao termo sustentabilidade, ele sofreu um grande desgaste, poisse tornou a própria expressão do "absurdo lógico": desenvolvimento e sustentabilidade seriam logicamente incompatíveis.
Porém, se considerarmos a sustentabilidade na perspectiva de muitos autores atuais, onde sustentabilidade é mais do que um qualificativo do desenvolvimento, ou seja, uma perspectiva que vai além da preservação dos recursos naturais e da viabilidade de um desenvolvimento sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade na educação
  • Sustentabilidade na educação
  • Educação para a sustentabilidade
  • educação e sustentabilidade
  • Educação para a Sustentabilidade
  • Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade
  • PORTFÓLIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
  • Educaçâo ambiental, cidadania e sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!