Sustentabilidade no setor imobiliário

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
SUSTENTABILIDADE NO SETOR IMOBILIÁRIO




Sandra Mara Silva Boeira

Professor-Tutor Externo Crisante Araujo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Negócios Imobiliários (MOB0050) – Prática do Módulo IV
29/11/2012


RESUMO


Em se tratando do setor imobiliário, o real entendimento sobre o que é sustentabilidade ainda não está devidamente consolidado. Nosso objetivo nãoé apresentar um manual ou guia, mas esclarecer e orientar de forma simples e direta, por meio de um elenco de condutas, aspectos de sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário.

Palavras-chave: sustentabilidade, mercado imobiliário, poder público



1 INTRODUÇÃO

Sustentabilidade é uma expressão obrigatória em todas as atividades profissionais, empresariais e humanas. È umapauta mundial, alvo de estudos, congressos, certificações, enfim, uma ampla gama de iniciativas voltadas à disseminação de conceitos e práticas que propiciem o desenvolvimento com base nas três premissas básicas que definem sustentabilidade: o viés econômico, o social e o ambiental.


Afinal, inserir aspectos de sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários e saber comunicá-los podetrazer muitos benefícios aos seus empreendedores, entre eles melhores resultados econômicos, valorização da imagem corporativa e diferenciais competitivos. Ainda, menores riscos empresariais, alcançados por meio da concepção e implantação de produtos mais eficientes que elevam a qualidade de vida para seus usuários e reduzem gastos com o uso e manutenção do imóvel.


2 ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE2.1 desenvolvimento sustentável


O conceito de desenvolvimento sustentável mais difundido pode ser definido como aquele que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. O imperativo da sustentabilidade surge da percepção de que o mundo possui recursos finitos que não estão sendo utilizados de maneiraadequada, e que deve haver a descontinuidade desse comportamento. Dito desta maneira, contudo, o conceito da sustentabilidade, por seu caráter normativo, é algo muito abstrato, o que gera a necessidade de aprofundamento no conhecimento sobre os impactos da atuação humana, sobre os ambientes em que estão inseridos, com destaque para as cadeias produtivas, as cidades e o meio natural, de modo aorientar como suas questões decorrentes devem ser tratadas.


No contexto da pesquisa, buscou-se realizar esse aprofundamento, avaliando ainda a situação atual sob a perspectiva das cidades, levantando a influência do setor da construção sobre elas, com o objetivo de observar como o setor poderia estimular a promoção da sustentabilidade urbana e contribuir com o desenvolvimento sustentávelglobal. Para avaliação do contexto global, buscou-se observar os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Pilar Sociedade - O primeiro pilar que deve ser avaliado é a sociedade, uma vez que a atuação humana é apontada como uma das responsáveis pelas alterações percebidas no planeta nas últimas décadas. Destaca-se como processo em curso e tendência para o futuro acrescente urbanização do planeta.
Pilar Economia – A economia mundial se encontra em um momento com tantas questões, que somente a palavra incerteza pode caracterizá-la. Após a crise de 2008, mercados importantes como os Estados Unidos e a União Europeia, ainda não se recuperaram, voltando aos patamares pré-crise. Fenômenos inesperados, como o terremoto e o tsunami observados no Japão no iníciode 2011, também tiveram efeitos inesperados na economia. O cenário acima já é preocupante, pois é necessário observar também os efeitos da economia mundial nos ambientes natural e social.
Pilar Ambiental – As relações entre as esferas devem ocorrer de maneira harmônica, entretanto, observa-se que a sociedade urbana não estimula a competitividade das cadeias produtivas – inclusive do setor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SETOR IMOBILIARIO
  • SETOR IMOBILIÁRIO
  • Empreendedorismo no Setor Imobiliário
  • Elasticidade no setor imobiliario
  • fidelização setor imobiliario
  • empreendedorismo no setor imobiliário
  • Custos Setor Imobiliario
  • Importância do marketing no setor imobiliario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!