Sustentabilidade no Setor Cal adista e de Curtume de Franca

2497 palavras 10 páginas
Sustentabilidade no Setor Calçadista e de Curtume de Franca
Condições Sistêmicas

Fábrica de Couro Envolve a 2ª, 3ª e 4ª condição sistêmica.
Na indústria dos calçados, uma das principais matérias primas se trata exatamente do couro, material orgânico, extraído de animais, utilizado não somente para fazer sapatos, mas também roupas diversas e acessórios. Reconhecido pela sua qualidade e durabilidade o couro em si, é um material sustentável, porém o que realmente o torna perigoso para o ambiente é o modo como ele é processado para a sua posterior utilização.
Observou-se que tal processo, se realizado de forma irresponsável, pode violar até 3 das 4 condições sistemáticas propostas na cartilha “The Natural Step”.
Primeiramente observa-se que no processamento do couro é utilizado o metal cromo, metal considerado toxico e nocivo ao meio ambiente e a saúde da população, que caso não seja descartado corretamente pode vir a poluir rios e lagos e o ar, no caso do ar, este é poluído devido ao fato de se queimar o couro curtido descartado.
Outro ponto a ser analisado, é a grande quantidade de agua utilizada nesse processo, a agua que não for tratada, pode causar danos à saúde de quem ingeri-la com risco de desenvolver câncer, devido ao cromo.
O descarte do couro também pode vir a ser um problema, sendo que este demora cerca de 50 anos para se decompor na natureza.
Percebe-se que existe uma tendência pela busca por novos materiais que ofereçam as mesmas vantagens oferecidas pelo couro, ou mesmo uma mudança nos insumos utilizados no seu processamento, visto que, os consumidores estão dispostos a pagar a mais por novas tecnologias e produtos que promovam a sustentabilidade.

Fábrica de sola sapato

Envolve a 2ª condição sistêmica.
No processo de fabricação da sola de sapatos podemos notar a violação da segunda e da terceira condição sistêmica descritas no The Natural Step.
Para a fabricação das solas, são utilizadas matérias primas como couro, plástico e

Relacionados