Sustentabilidade no orçamwnto empresarial

4373 palavras 18 páginas
SUSTENTABILIDADE NO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

FOCO NA EMPRESA DREMIPOX SABÃO LTDA

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1 ASPECTOS EVOLUTIVOS

O orçamento empresarial teve sua origem na administração pública e foi utilizado como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais pela primeira vez na Du Pont, nos Estados Unidos, em 1919.

O orçamento empresarial ganhou relevância a partir da metade do século XX, mas precisamente entre os anos 1950 e 1960, quando grandes empresas passaram a utilizá-lo em suas operações e surgiram grandes obras de escritores como Welsch, Gordon e Hilton, entre outros, que difundiram o orçamento empresarial pelo mundo.

O nível de detalhes do orçamento empresarial pode variar de empresa a empresa. A elaboração em determinadas empresas pode encher muitas páginas com um nível de detalhes e complexidade acentuada. Antes de iniciar o processo orçamentário é sempre bom lembrar que ele inicia preferivelmente com a comunicação e a análise de objetivos e planos estratégicos da empresa.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.2 ORÇAMENTO DE VENDAS

O orçamento de vendas é formado pelas previsões de vendas de um período predeterminado. Ele estima as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar, define o preço a ser praticado, impostos incidentes e a receita a ser gerada, como também pode imbuir a quantidade de clientes a serem atendidos, as condições básicas dessa venda, a vista ou a prazo, entre outras informações. Geralmente, ele serve de base para as outras peças orçamentárias, por isso, se suas estimativas não forem precisas podem inviabilizar o controle orçamentário como um todo.

A primeira coisa a fazer quando for estabelecer o orçamento de vendas é definir os fatores limitadores ou restrições. Essa análise inclui um apurado diagnóstico dos fatores internos, como: capacidade produtiva (localização, número, tamanho e idade das plantas, automação, logística,

Relacionados