Sustentabilidade nas Empresas Brasileiras

Páginas: 10 (2406 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013

Exigências do mercado

Como nos traz Voltolini (2007), a Responsabilidade Social Corporativa é o processo de reflexão e preocupação das organizações com os impactos que suas atividades podem gerar para a sociedade como um todo. Tem como princípio a ética e transparência nas relações com seus stakeholders (partes interessadas), indo muito além de uma postura politicamente correta, masexigindo atitudes socialmente responsáveis de seus fornecedores, acionistas, investidores, do poder público; respeitando as diferenças, difundindo ações de educação e preservação ambiental, promovendo o bem estar e a qualidade de vida de seus colaboradores, clientes bem como de toda comunidade.
Competitividade responsável é idéia que deriva de uma nova compreensão por parte dos mercados de que opadrão atual do lucro impaciente, aquele que remunera o investidor no curto prazo e gera elevado passivo para as pessoas (desigualdades, migrações desenfreadas, desrespeito a direitos humanos e corrupção) e para o meio ambiente (esgotamento de recursos naturais já escassos), chegou a um nível de irresponsabilidade que ameaça inviabilizar aquilo que dá sustentação às sociedades. E a partir do momento queessas ficam insustentáveis, os mercados se tornam ilegítimos e enfraquecem (Voltolini, 2007). Logo, é importante a quebra e a revisão de velhos paradigmas e uma maior conscientização do corpo empresarial em fazer da Responsabilidade Social Corporativa parte integrante e fundamental de suas atividades.
Como afirma Peter F. Drucker em seu livro O melhor de Peter F. Drucker – A Administração(1981): “Nenhuma das nossas instituições existe por si só nem é um fim em si mesma. Cada uma delas é um órgão da sociedade e existe em função da sociedade. A empresa não é exceção. Não se pode justificar a livre empresa por ser boa para os negócios e sim por ser boa para a sociedade”.
De acordo com Bob Willard (citado por Martini, 2008), em “The Sustainability Advantage”, há benefícios advindos decomportamentos sustentáveis por parte das empresas, uma vez que esse comportamento está mudando a percepção do valor da empresa, já que a sustentabilidade é vista hoje como um ativo do grupo dos intangíveis. Assim como reputação, governança corporativa, qualidade da gestão, respeito aos direitos humanos, aspectos sociais e trabalhistas e relacionamento com a comunidade, a sustentabilidade proporcionaà empresa posição exclusiva ou preferencial no mercado, ou seja, contribuem para o seu valor econômico.
Isso fica mais evidente com a aprovação da lei 11.638/07, a qual passa a exigir, a partir de 2010, a mensuração dos ativos intangíveis para as empresas brasileiras baseadas em sociedades por ações de capital fechado com ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões(Martini, 2008). A Contabilidade, enquanto ciência que estuda a situação patrimonial e o desempenho econômico-financeiro das entidades possui os instrumentos necessários para contribuir para a identificação do nível de responsabilidade social dos agentes econômicos (Martini, 2008).
Estes instrumentos se traduzem no Balanço Social. Como afirma Schenini e Rensi (2005), o Balanço Social na suaconcepção mais abrangente envolve a demonstração da interação da empresa com os elementos que a cercam ou que contribuem para a existência, incluindo o meio ambiente natural, a comunidade, economia local e recursos humanos. É um documento publicado anualmente reunindo um conjunto de informações sobre as atividades desenvolvidas por uma empresa, em promoção humana e social, dirigida a seus empregados ecomunidade onde está inserida. Através dela a empresa mostra o que fez pelos seus empregados, pela população que recebe sua influência direta, dentre outros. Tem sua origem na contabilidade e explicitará a preocupação das empresas com o cumprimento de sua responsabilidade social. Representa um documento de qualidade para os que o adotarem.
As empresas que não incorporarem princípios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negócios e sustentabilidade nas empresas brasileiras
  • Sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas brasileiras
  • Sustentabilidade brasileira
  • TRABALHO INDIVIDUAL UNOPAR 6º SEMESTRE
  • Empresa e a sustentabilidade
  • Sustentabilidade nas empresas
  • Sustentabilidade nas empresas
  • Sustentabilidade nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!