Sustentabilidade na construção civil

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


Raquel Maria Valli - RA 9910173775
ALUNO - RA


Sustentabilidade na Construção Civil



Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota da disciplina Teoria da contabilidade, Responsabilidade Social e Ciências Contábeis, do Cursode Administração, supervisionado pelo tutor presencial
Prof. Alexandre Campos




RIO das Ostras
04/10/2014





“SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL”









Desafio profissional apresentada ao Curso de Administração
Na Universidade Anhanguera – UNIDERP - CAED








Tutor: Prof. Alexandre Campos













Rio das Ostras
04/11/2014INTRODUÇÃO

A cada hora, 9 mil pessoas somam-se à população mundial;
Quatro milhões de toneladas de CO2 são emitidas;
Em torno de 3 espécies são extintas, atitudes humanas adicionam ao ambiente 1,7 milhões de quilos de nitrogênio reativo;
Maia de 1000 hectares de florestas são derrubados;
O cenário pessimista estima aumento da temperatura entre 4°C e 6°C, ocorrência de extremos dechuva seca, alteração de distribuição das áreas dos biomas, alterações na biodiversidade impactos na saída da população, agricultura e na geração de energia.
Diante do exposto, já não há mais dúvidas de que as mudanças climáticas são intensificadas pelas atitudes humanas. O mundo tem como desfio, a unificação de suas forças em prol da salvação do Planeta.
E, visando atingir esse objetivo, aprevenção do meio ambiente, as Empresas, estão adotando ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, preservando o meio ambiente e garantir o desenvolvimento com a sustentabilidade.
.


"Um processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evoluçãotecnológica e a mudança constitucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades e aspirações humanas" (CMMAD, 1991, p.49)









Passo 1

A construção civil é responsável por grandes impactos no meio ambiente.
Possui uma parcela de aproximadamente 40% na economia mundial, nos dando assim, uma proporção de sua influência não só econômicacomo no meio ambiente e sociedade como um todo.
Por ser uma atividade abundantemente poluente e com produto final que consome muitos recursos naturais, tem impactos como o consumismo de 50% de energia elétrica, gera de 35% a 40% de todo resíduo produzido nas atividades humana, 6% na descarbonizacão do calcário, entre outros prejuízos ambientais.
Um dos insumos que mais causam impactosnegativos é o cimento. A indústria cimenteira é uma das mais poluentes e que mais contribuem para as mudanças climáticas.
A Política Nacional de Mudanças de Clima, estabeleceu metas globais e setoriais que o Brasil precisa atingir até 2020, reduzindo assim, em 5% das emissões de gases para as cimenteiras. O setor precisará, realizar mudanças na direção da sustentabilidade para atender essa meta.Existem três dimensões da Sustentabilidade: a econômica, a ambiental e a social.

Passo 2
"Que a economia está em conflito com os sistemas naturais do planeta é uma evidência que ressalta das informações cotidianas sobre o desaparecimento das zonas de pesca, a redução das floresta, a erosão do solo... e o desaparecimento das espécies." (Brown, 2003)


Como contextualizado pela Eco-92, ocorridano Rio de Janeiro, em 1992, " as consequências da economia tem efeito sobre as futuras gerações".
Em razão disso, diz-se que sustentabilidade econômica é o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia de recursos naturais, destacando os recursos permissivos como fontes fósseis de energia e recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais.
Encarar os riscos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na construçao civil
  • CONSTRUCAO CIVIL E SUSTENTABILIDADE
  • Fichamento de Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade construção civil
  • Sustentabilidade na Construção Civil
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!