Sustentabilidade na Construção Civil

Páginas: 14 (3409 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
SUMÁRIO




1. Introdução

Um dos temas mais abordados e contextualizados atualmente é a construção civil sustentável. Sabe-se com o grande avanço da construção civil no Brasil, geram-se cada vez mais resíduos, e muitas vezes esses resíduos não eram encaminhados corretamente para uma reciclagem adequada.
Com o avanço da construção, o termo sustentabilidade ganhou muito espaço nas obras.Certificações e empresas de qualificação foram criadas para garantir a importância de se ajudar o planeta. Certificação como LEED (Leadership in Energy and Environment Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental) garantem qualificações para as edificações mais sustentáveis. Empresas e grupos como GBC Brasil (Green Building Council) e CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) auxiliam e ajudam agarantir que cada vez mais as edificações se tornem sustentáveis.
A obra sustentável deve aproveitar os recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar e reaproveitar o uso de energia, prover tecnologias que permitam redução no consumo d’água (exemplo, aproveitamento da água de chuva), reciclagem correta dos resíduos de uso dos proprietários e criar ambientes saudáveis,garantindo um conforto térmico e acústico.
Justamente com o intuito de ajudar a sustentabilidade, a ABNT NBR 15575:2013, recém-revista, trouxe aspectos que ajudam como um maior aproveitamento da iluminação natural e sugestões de uso de materiais reaproveitados e certificados que ajudam no conforto térmico e acústico do ambiente.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE NANYANG EM SINGAPURA, UNS DOS EXEMPLOS DOCONCEITO DE SUSTENTABILIDADE. FONTE: O ECOTELHADO DA ESCOLA DE ARTE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE NANYANG É UM EXEMPLO ÚNICO DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA. VITO DI BARI.COM. HTTP://VITODIBARI.COM/PT/ECOTELHADO-DA-ESCOLA-DE-ARTE-DA-UNIVERSIDADE-TECNOLGICA-DE-NANYANG-UM-EXEMPLO-NICO-DA-ARQUITETURA-CONTEMPORNEA.HTML

Mas o principal intuito do termo sustentabilidade, não é a busca de certificações,e sim diminuir os efeitos causados pela construção civil atual. Garantir que a obra utilize produtos certificados, reutilize água de chuva, utilize energia solar, entre outros, ajuda o planeta combater a falta de recursos naturais e ainda deixa um legado educativo para próximas gerações de construtores civis mundiais.

2. Objetivos

Ler, compreender e contextualizar sobre artigos eentrevistas das revistas TQS News e Concreto e Construções sobre o tema sustentabilidade na construção civil.
3. Artigos e Entrevistas

3.1 O Crescimento da Construção Sustentável no Brasil

O tema de sustentabilidade na construção civil vem causando grande avanço em nosso país, cada vez mais se observa construções buscando meios de se tornar sustentável para o planeta. O Brasil é o quarto colocadono ranking mundial e passará para terceiro facilmente se continuar nesse ritmo crescente continuo. Já é possível encontrar vários tipos de matérias certificados, com ótima eficiência e revestimentos com conteúdo reciclado.
As maiorias dos empreendimentos que buscam o selo do LEED são comerciais, estes podem atingir níveis prata, ouro ou platina, dependendo do desempenho sustentável atingido aofinal da obra. O selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) busca garantir que à obra em si, atende a vários critérios de sustentabilidade, como o tipo de terreno, a localização, a infraestrutura local, eficiência energética, etc. A partir desses critérios que a edificação é avaliada nos níveis ouro, prata ou platina.
Desde 2011 o GBC Brasil (Green Building Council) vem atuando noprojeto Referencial Casa, especificamente voltado para residências, à organização vem com bons olhos para a construção verde e tem o objetivo de criar parâmetros de sustentabilidade para as residências como viabilidade econômica, redução do impacto ambiental, etc.
Todos os anos, A GBC Brasil realiza um evento de elevado nível técnico que reúne engenheiros, arquitetos, investidores além de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na construçao civil
  • CONSTRUCAO CIVIL E SUSTENTABILIDADE
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Fichamento de Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade construção civil
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!