sustentabilidade itaú

Páginas: 7 (1750 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Eficiência

GRI 1.2 
Evolução do Índice de Eficiência (IE)



Fonte: Itaú Unibanco
IE=Despesas/Receitas
A melhoria constante da eficiência de nossas operações é uma estratégia fundamental para atingirmos a performance sustentável e a satisfação dos clientes que almejamos. Na nossa visão, ser eficiente significa ter a competência para avaliar nossas atividades e identificaroportunidades de reduzir custos, gerir os investimentos de forma adequada para ganhar agilidade e enxergar oportunidades de negócio e de processos que possam assegurar a geração maior de receitas. GRIFG_Economia
Fechamos 2012 com o índice de eficiência de 45,4%, diante dos 47,3% alcançados em 2011, resultado da agenda de eficiência que permeia todas as áreas do banco. Quanto menor for esse número, calculadocom base na receita gerada e nos custos operacionais, mais estaremos preparados para competir em um cenário de menores taxas de juros, conforme o ano de 2012 consolidou. GRI 1.2
Os princípios do Projeto Eficiência são a análise detalhada dos gastos para definição de parâmetros e indicadores, a disseminação das boas práticas e o controle sistemático dos resultados alcançados. Seu êxito depende,sobretudo, do comprometimento das equipes em atuar de acordo com nossos valores, expressos no Nosso Jeito de Fazer.
O ano de 2012 foi marcado por iniciativas de otimização na utilização de recursos, revisão de processos operacionais e readequação de equipes. Foram revistos todos os tipos de despesas (das menores às mais complexas), políticas e modelos. Identificamos sinergias e buscamos resultadossustentáveis para a corporação e para os clientes.
Um dos ganhos obtidos em eficiência ocorreu na área de Cartões de Crédito, em que diferentes plataformas de processamento (cada uma com sua própria estrutura) foram integradas em uma única base, resultando em uma melhor padronização das operações e redução de custos.


Etapas do Processo


Ecoeficiência
A gestão e utilização racional dosrecursos naturais é uma de nossas preocupações constantes porque permite diminuir os impactos e aumentar a eficiência de nossas operações com geração de benefícios econômicos. Por conta do uso intensivo de equipamentos tecnológicos em nossa rede de agências e prédios administrativos, somos levados a consumir água e energia em proporções elevadas. Por isso, reduzir e otimizar esse consumo tem sidoum de nossos principais objetivos.
Todas as iniciativas que desenvolvemos de aprimoramento têm base em quatro pilares: custos de implantação, disponibilidade no mercado, performance técnica do sistema e ganhos de ecoeficiência. GRI FG_Ambiental
Informações complementares GRI EN5,EN16,EN17,EN18,EN26
Para consolidarmos nosso compromisso com a ecoeficiência, realizamos em 2012:
Instalação de 5novas salas de telepresença: o que totalizou 19 salas. Seu uso durante o ano evitou a emissão de 2.523 toneladas de CO2 na atmosfera.
Modernizações em sistemas de ar condicionado (agora operados a gás natural, propiciando a redução da emissão de poluentes atmosféricos) e instalação de timers na iluminação do restaurante.
Itaú Microcrédito: deixamos de imprimir fichas de avaliação socioeconômica,cópias de CPFs, RGs, comprovantes de residência e extratos bancários. A digitalização dos documentos possibilitou a economia em cópias, impressão, papel e arquivamento de aproximadamente 128 mil folhas de papel.
Contador de Sustentabilidade: a cada contrato de câmbio assinado digitalmente no Itaú 30 Horas, é contabilizada a quantidade de folhas de papel e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)poupadas e evitadas. O contador exibe para o cliente a somatória de folhas não usadas e o equivalente em CO2. Até dezembro de 2012, cerca de 9,1 milhões de folhas de papel deixaram de ser utilizadas, evitando a emissão de mais de 36,2 toneladas de CO2 na atmosfera.
Como resultado de nossos esforços, em 2012, tivemos redução estimada em 12.816 GJ (fator de conversão é 1 kWh – 0,0036 GJ) de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade itaú
  • Relatório de Sustentabilidade do banco Itaú
  • Itaú unibanco
  • Unificação das políticas de sustentabilidade de itaú e unibanco
  • Itau
  • Itaú
  • Itau
  • itau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!