Sustentabilidade Empresarial

Páginas: 28 (6986 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014










































































SUMÁRIO

1 Sustentabilidade Empresarial...........................................................3
2 Referencial teórico ........................................................................5
3 Agronegócio....................................................................................6
3.1 Economia internacional ................................................................7
3.2 Financiamento da agronegócio ...................................................9
3.3 Margens de Exportação .............................................................13
4. Órgão Públicos..........................................................................14
5. Sustentabilidade Empresarial : Ações das Empresas(Entrevista)...16
6 Conclusão.........................................................................................22
7 Referencias .....................................................................................23
1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O cenário vivido pela humanidade nos implica numa árduamissão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito danecessidade de conciliar as dimensões econômica, ambiental e social nos negócios. Este artigo objetivou evidenciar como a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade de novos negócios para as empresas. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, cujo instrumento de coleta de dados em campo foi a entrevista. Constata-se que, através de ações inovadoras de ecoeficiência,a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade de novos negócios, gerando receitas e contribuindo para a perenidade dos negócios.
Foi e ainda é cada vez mais necessária a reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial temdesencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.
Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente,pelo re-posicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial.
Das cem maiores economias do mundo, cerca da metade são de corporações mundiais, portanto, é preciso repensar o significado do papel do empresariado, buscando ir além da geração de riqueza material, de forma que as empresas também exerçam a sua sustentabilidade empresarial,contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem, necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência ecológica e eficiência econômica. Isso deve estar refletido em estratégias e práticas éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, omaior desafio ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a sustentabilidade empresarial.
Diante do contexto, a sustentabilidade empresarial também deve ser vista como uma oportunidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
  • Sustentabilidade empresarial
  • Sustentabilidade empresarial
  • Sustentabilidade Empresárial
  • Sustentabilidade Empresarial
  • SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
  • sustentabilidade empresarial
  • Sustentabilidade empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!