SUSTENTABILIDADE DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES E A GESTÃO DE RESÍDUOS NO DISTRITO FEDERAL

704 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COOPERATIVISTA
PROFESSORA: ENISE BARTH TEIXEIRA
ALUNO: RAFAEL MOREIRA DE LIMA

SUSTENTABILIDADE DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES E A GESTÃO DE
RESÍDUOS NO DISTRITO FEDERAL

Chapecó / SC - 2013

SUSTENTABILIDADE DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES E A GESTÃO DE
RESÍDUOS NO DISTRITO FEDERAL
Autoria: Luiz Fernando Macedo Bessa, Geneal Chaebo, Daniel Mendes Pinto, Rafael Liberal
Ferreira Santana, Daniel Farias, Simone Pereira Silva Bastos.
Seguindo a visão objetiva dos autores, temos como principais pilares de estudo o apontamento das características da sustentabilidade socioeconômica e institucional na dimensão de cooperativas de catadores de material reciclável no Distrito Federal. Em segundo plano e com igual importância o posicionamento do estado em confronto com o surgimento da PNRS (Politica Nacional de Resíduos
Sólidos) e as ações desenvolvidas para o comprimento da lesgilação (Lei Nº 12.305, 2 de agosto de
2010).
O papel fundamental da PNRS é a integração dinâmica entre gestão de resíduos sólidos numa visão de produção industrial com a entidade informal dos catadores de resíduos. Unindo os dois lados, a força de maior impacto em relação a agrupamento de matéria-prima, com o meio industrial de reciclagem. Segundo pesquisas incluídas no artigo cerca de 90% de toda a matéria-prima tem vindo essencialmente do trabalho informal. Nesse contexto conseguimos fazer um paralelo com os princípios da PNRS, onde uma organização entre os meios de trabalho gera um sistema sustentável e que possibilite melhores condições de trabalho para os catadores.
A ação de coleta de resíduos sólidos para recilclagem é uma ferramenta socioeconômica usada há muito tempo para manutenção de muitas famílias brasileiras, que normalmente não tem alternativas trabalhistas, devido a baixa escolaridade ou questões sociais.
Em busca de uma estabilidade e proteção financeira, além de melhores condições de

Relacionados