SUSTENTABILIDADE AV2 blibiografia

365 palavras 2 páginas
A sustentabilidade ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável a manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. A qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energia renováveis. A doação das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
O conceito de “sustentabilidade ambiental” foi introduzido inicialmente em 1987 pela WCED (Word Commission on Environment and Development), uma comissão formada por membros as ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de unir países em torno do desenvolvimento sustentável.
A eficiência da sustentabilidade esta na sua possibilidade de aplicação a qualquer projeto ou empreendimento humano, independente do tamanho e da abrangência dele, visto que, para ser de fato sustentável, um projeto tem de abranger os pilares principais da sustentabilidade, sendo economicamente viável, socialmente justo, ecologicamente correto, culturamente diversificado.
A conscientização e a consequente adoção de ações de sustentabilidade propiciará, a médio e longo prazo, a garantia de um planeta com boas condições para a existência e o desenvolvimento das mais diversas formas de vida.
Um dos exemplos de ações de sustentabilidade e que recai sobre o campo das energias renováveis, é a procura de um substituto ecologicamente aceitável ao petróleo, que alem de altamente poluente, tende a esgotar- se ainda mais rápido por conta do aumento do consumo ao longo dos séculos XX e XXI. Outra boa alternativa de sustentabilidade ambiental é a agricultura orgânica, termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos

Relacionados