Sus e drumond

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Paralelo: “Humaniza SUS” e poema “O homem, as viagens” de Carlos Drumond de Andrade

O trecho do poema nos remete à conclusão de que o homem, ser humano, precisa se humanizar para atingir oobjetivo abstrato, traçado inconscientemente, de encontrar alegria em sua tão breve existência e verdadeira alegria e significado na vida são valores, ironicamente, somente encontrados na partilha do“viver”, no compartilhar das experiências, no doar de si mesmo para o outro, enfim, na convivência, na compreensão e doação de si mesmo ao outro. A proposta do Humaniza SUS pode ser comparada a esta busca quetermina no encontro com o outro, onde os usuários, em algum ponto da estrada da vida tornam-se fracos e vulnerávisl, totalmente dependentes do principio básico da convivência para melhorar suacondição física de desconforto, buscando nos profissionais da saúde o “remédio” para a cura.
O homem contemporâneo sobrevive acorrentado em cadeias .... para alcançar o “ter” é preciso “comprometer” osverdadeiros valores que alicerçam a construção de uma existência qualitativa. O homem mais parece um robô dentro de uma caixa ....mecanizado em suas ações cotidianas fazendo tudo sempre igual: acorda,toma banho, come e trabalha durante a semana, descansa e se diverte no final dela, recebe dinheiro no final do mês e ..... que alegria efêmera ...... atinge o objetivo concreto: adquirir coisas. Mas nãopode interromper o ciclo pois o prazer do ter durou tão pouco tempo e é preciso sempre mais. A viagem para o interior de si mesmo torna-se necessária para se descobrir que a vida vale mais do quecoisas, que ganhar o mundo inteiro e perder a alma causa um vazio que afasta o homem do homem e então na solidão ele perde a direção.
A difícil, perigosa e necessária viagem para dentro de si mesmo podesignificar o encontro com o outro, com o próximo tão próximo mas que ainda não havia sido detectado e nesta descoberta enfim encontrar a perene alegria de viver, convivendo.

Igualmente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O paralelo entre o poema de drumond eo humaniza sus
  • Poemas Drumond
  • sus sus sus
  • o que é o sus
  • Drumond 100anos
  • o sus
  • SUS
  • SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!