Sus no brasil

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Contituição Federal de 1988 foi institucionalizado o direito a saúde a todos os cidadãos brasileiros. O Sistema Único de saude foi uma conquista após muitas lutas realizadas pelos asalaristas, gestores e políticos com intuito de oferecer à populçao um sitema integrado e gratuito, que cuidasse da prevenção, promoção, cura e reabilitação da saúde. Poís antes do seculo XIX não se encontravainstituições propriamente médicas; a atução dos estado e dos médicos tinha como objetivo evitar a morte (machado, 1988). A entrada da medicina na sociedade no século XIX no meio ubarno erá motivo e reflexão e da prática médica.
O sus vive atualmente em momento de intenso avanço e muitos desafios, diversos rogramas, projetos políticos que presentavam resultados incríveis como o Programa Saúde daFamília, Programa Nacional de Imunização (vacina), Programa Nacional de Transplantes, Programa de Controle do HIV/ AIDS, esse ultimo sendo reconhecido internacionalmente, grandes progressos no atendimento ás vítimas de DSTS. Como desafios implementação, financiamento e gestão do SUS.
Com o intuto de revestir o quadro de desigualdades no atendimento a saúde da populção, O Sistema Único de Saúde (SUS)originou-se na Constituição de Federal de 1988 para todas as pessoas do país desde o nascimento tinha acesso ao atendimento público de saúde sendo proíbido cobrar valores sobre qualquer protesto.
A criação do sistema foi dado como um importante avanço na garantia do direito à saúde. Todos os serviços do sus são financiados pelapopulação brasieira através do pagamento de impostos e contribuiçõessociais. Ao contrário do que acontece nos planos de saúde comércais no sus, todos tem direito aos serviços gratuitamente, sem restrições, carencias e discriminações. O SUS tem a incubência de promover a saúde dando prioridade as ações preventivas democratizando as informações importantes para que a população conheça seus direitos e os riscos a saúde . outras responsabilidades do sistema está nocontrole da qualidade de remédios, de exames; como também na higiêne e adequação de locais de atendimento com o objetivo de tentar socionar o quanto antes os problémas de saúde da população. O antigo modelo de sistema em quanto o paciente com problema de saúde deveria ir ao hospitl, vem sendo aos poucos substituidos por um modélo na qual os agentes comunitáriode saude conectam a população inutilizampossíveis doenças e incaminham as pesoas para consultas nas unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências.



























DESENVOLVIMENTO

A década de 90 iniciou-se com intensas transformações no cenário político brasileiro devido ao fortalecimento democrático e a abertura política do período pós- ditadura militar que ampliou o debate acercada democracia e cidadania no Brasil, o que acabou por se tornar um dos fatores determinantes da reforma constitucional de 1988 e junto com ela a proposta de criação do SUS – Sistema Único e. O SUS foi criado com base na formação de um modelo de saúde voltado para o estado do bem estar social e concebido a partir de um ideal de igualdade social, mas só foi regulamento dois anos depois pelas leis8080/90(LOS) e 8.412/90 e editado por diversas Normas Operacionais Básicas(NOB).
Antes da Constituição de 1988, a saúde não era considerada como um direito social universal. Só tinha acesso à saúde os trabalhadores segurados pela previdência social, e também os que possuíam recursos para pagar um plano de saúde privado. A camada da população mais pobre, os trabalhadores domésticos e rurais, bemcomo todos os outros que não se encaixavam nesse perfil ficavam na dependência de obras assistenciais. O Estado atuava de forma universal apenas nas campanhas de vacinação e controle de endemias.
A proposta do SUS surge com uma nova definição de Saúde, reafirmando princípios da Organização Mundial da Saúde - OMS, de que a saúde não se trata apenas de ausência de doenças, mas considerando um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUS no Brasil
  • Sus no brasil
  • sus no brasil
  • Atual situação do SUS no Brasil
  • SUS DO BRASIL A NÍVEL DE MUNDO
  • historia do sus no Brasil
  • Sus. as politicas de saude no brasil
  • História do sus no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!