Surveyxplw 111006213904 Phpapp01

9200 palavras 37 páginas
Conhecendo o eXtreme Programming (XP)
Daniel de Freitas Wildt, Guilherme Silva de Lacerda
{dwildt,guilhermeslacerda}@gmail.com

Abstract. The main goal of this work is to show a comprehensive view of Agile
Methods, with emphasis in principles, values, and practices of eXtreme
Programming.
Resumo. O principal objetivo deste artigo é apresentar uma visão abrangente das metodologias ágeis, com ênfase em princípios, valores e práticas do eXtreme Programming.

1. Introdução
No final da década de 60, duas conferências organizadas pelo Comitê de Ciências da
OTAN1 foram responsáveis por um marco na história da computação: o nascimento do termo “Engenharia de Software”. Um dos objetivos destas conferências era discutir os problemas da indústria de software. O termo engenharia de software foi escolhido para evidenciar a preocupação com a produção de software e a necessidade de basear a produção em fundamentos teóricos e práticas conhecidas dos diversos ramos da engenharia [Naur e Randell 1968].
A engenharia de software tem como objetivo viabilizar maior produtividade na construção de aplicações e qualidade dos artefatos de software [Ghezzi, Jazayeri e
Madrioli 1991; Pressman 1995].
Diversos foram os modelos e processos que surgiram com tais perspectivas, fornecendo descrições de como o software deveria ser criado e mantido [Ortigosa 1995].
De uma forma geral, estas descrições envolvem uma contínua produção e transformação de notações, desde a especificação de requisitos até o código do software produzido.
O primeiro deles, conhecido como modelo Waterfall [Royce 1970], tinha como premissa a grande ênfase em planejamento, assumindo que os requisitos não sofreriam mudanças ao longo do projeto. Era baseado em ciclos seqüenciais onde cada etapa dependia totalmente do término da etapa anterior, acarretando, dentre outros problemas, o desânimo e impaciência do cliente. A figura 1 apresenta um gráfico sobre custo da modificação em relação ao tempo de projeto [Beck 2004]. À medida

Relacionados