Surpuls

540 palavras 3 páginas
Surplus - superávit (excesso das receitas sobre as despesas)

1 - Quais as críticas feitas ao sistema capitalista O capitalismo idealiza muito o crescimento, gastos, despesas e consumo no mundo, quando deveria se preocupar mais com o bem estar das pessoas, se resume no ‘o que se tem e o que se consome’ no qual indica a sua posição. No mundo capitalista tudo é acessível e deve ser comprado, controlando e manipulando os cidadãos .
2 - E ao sistema socialista?

Tanto no capitalismo, como no socialismo, os homens tomam parte de sistemas cuja existência os antecede, mas que estabelecem modos de viver e de pensar, mantendo-os atados, como peças de um jogo maior, cuja função é a manutenção da ordem estatal.

3 - Uso da tecnologia

Gates declara que o computador serve para aproximar pessoas entrando em choque com o discurso de Zerzan: ele afirma que é uma peça para racionalizar, isolar e colocar a eficiência sobre a diversão. A discussões sobre a comunicação e o uso dos aparelhos tecnológicos podem ser despertadas. A modernidade serve para estimular o afastamento e reduzir a proximidade. Mesmo que a comunicação seja improvável, busca-se por essa comunicação e uma necessidade de romper o isolamento.

4 - Consumo e consumismo

‘O que se tem e o que se consome’ , é assim que raciocina a sociedade americana e os seus governantes, é o consumo que está em primeiro lugar e o modo de vida transnacional deve ser o modelo imposto pelos Estados Unidos. No filme apontam produtos dos quais não existem motivos de ser consumido, mas através de propagandas, o consumidor sente a necessidade de tê-lo para suprir um desejo que foi criado através da própria mídia.

5 - Utilização dos recursos naturais

O documentário também alerta para as estatísticas assustadoras quando se divulga que o primeiro mundo representa 20% da população mundial e consome 80% dos recursos naturais, o que nos faz acreditar que certamente estamos caminhando para o que Zerzan chama de colapso

Relacionados