Surgimento e evolução da espécie

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
Surgimento e evolução da espécie
Ao longo da história humana, desenvolveram-se diferentes concepções acerca do surgimento do homem — sejam elas míticas, religiosas, filosóficas ou científicas —, cada uma com sua própria explicação, elaborada ou sem nexo.
Povos mesopotâmicos acreditavam que o homem surgiu da terra, feito uma planta — o que, ainda hoje, é corrente em bares e botecos, onde oshomens tentam (re)nascer regando a si mesmos. O povo acádio afirmava que o primeiro homem era filho de um deus; todavia perdera a imortalidade. Ainda hoje, alguns povos crêem que o homem, moldado a partir da lama, surgiu à imagem e semelhança de um deus, criando as mulheres a partir de uma costela do homem e expulsando os dois depois de comerem uma maçã. (este mesmo povo também acredita que os coelhosbotam ovos.)
Para o grego Hesíodo, a mulher tornou-se responsável por todos os males da humanidade depois de abrir a caixa de pandora — pensamento que atualmente foi desmistificado ao ser constatado que os males da humanidade existem porque schopenhauer os trouxe à tona.
Em se tratando de teorias lógicas — mas não menos sádicas —, a origem do Homo sapiens encontra-se, hoje, explicada pelateoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin, amplamente escorada por fatos científicos e odiada pelas mesmas pessoas que acreditam nos coelhos e seus ovos. Se num contexto religioso a origem do homem se explica com certa intervenção divina, num contexto sensato o ser humano originou-se com certo desdém da natureza em seus meandros evolutivos.
Na busca pela origem do homem, aarqueologia, a antropologia e a idiossincrasia tiveram papel preponderante. A cada ciência seguiu-se o papel de desvendar certas questões menores a formarem hipóteses para a questão magna, a saber, de onde, raios, viemos? Dos fósseis encontrados, foi possível determinar uma filogênese desagradável o bastante para fazer o papa papar moscas. A cada registro fóssil encontrado, maiores detalhes foram seagregando para desembocar no que hoje temos como a teoria — ainda que incompleta — acerca de nosso surgimento.
Dentro deste rol de evidências, descobriu-se que humanos e chimpanzés começaram a divergir somente há cinco milhões de anos. Embora muitos cientistas já tenham notado a proximidade entre os homens e os grandes macacos, recentemente esta afinidade foi melhor estudada. Verificou-se que 98,9% dasequência de pares de bases do ácido desoxirribonucléico são similares entre o homem e seus parentes mais próximos. A fração divergente engloba genes responsáveis pelas conquistas sexuais pervertidas, calotes no imposto de renda e adaptação fisiológica para digerir uma feijoada.
Todavia, nenhuma pessoa é capaz de confundir um homem com um macaco, exceto se for míope ou se tiver o intuito deofender nossos ancestrais. Sob a égide das comparações morfológicas entre chimpanzés e humanos, várias diferenças podem ser apontadas com facilidade, sejam elas a postura, a descompostura, a locomoção, as obscenidades verbais, os devaneios sexuais, entre outras. A existência de dois gêneros separados para esses organismos decorre das diferenças apontadas acima, e, é claro, pelo fato de osclassificadores serem seres humanos arrogantes e amantes de idealismos sexuais.
Independentemente dos pensamentos possíveis, percebe-se que cada vez mais o ser humano é considerado pela ciência como apenas mais uma espécie, o que possibilita a insurgência de oposições e críticas preconceituosas de alguns pesquisadores beatos e da massa social disforme e acéfala.
O botânico suíço Carl Von Linné, criador dataxonomia moderna, recebeu severas e inúmeras críticas por colocar o homem no mesmo reino que os cães, os ornitorrincos e as hienas. (ao menos descobriu-se, depois, por que as hienas riem.) Thomas Huxley, naturalista inglês, reconheceu uma ampla afinidade entre símios e seres humanos; utilizou suas descobertas, depois, para ridicularizar um vigário vigarista e defender Charles Darwin. Este, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução das espécies
  • Evolução da espécies
  • Evolução das Espécies
  • A evolução das espécies
  • Evolução das Espécies
  • Evolução das espécies.
  • evolução das especies
  • evolução de espécies

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!