Surgimento do serviço social

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
patricia aparecida da silva
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

o serviço social no capitalismo
o surgimento do serviço social no brasil

Goiânia
2011-08-2

Patricia Aparecida da Silva

o serviço social no capitalismo
o surgimento do serviço social no brasil

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina [Interdisciplinar Individual].

Prof. Adaly Rosana Goes
Sergio de Goes Barbosa
Lisnéia Rampazo
Marcia Bastos

Goiânia
2011-08-26

Sumário



1-Introdução-------------------------------------------------------------------------------12-Trajetória do serviço social----------------------------------------------------------1
3-Reconhecimento do serviço social-------------------------------------------------1
4-Contribuição do governo vargas para a lei trabalhista-------------------------1
5-Desenvolvimento do capitalismo---------------------------------------------------2
6-Necessidade do assistentesocial-------------------------------------------------2
7-Direitos sociais e direitos fundamentais-----------------------------------------3
8-Conclusão-----------------------------------------------------------------------------3

INTRODUÇÃO

O Serviço Social (SS) surgiu apartir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país, contudo desde a antiguidade há referência á praticade assistencia com conotação de caridade, como esmola esporadica (visita domiciliar,gêneros alimenticios,roupas,calçados),como uma forma de amenizar o sofrimento dos mais necessitados. A primeira escola de Serviço Social foi inaugurada em São Paulo em 1936,o ensino foi reconhecido em 1953 e a profissão regulamentada em 1957 com a lei 3252.
A profissão SS manteve-se como conservador, de controleda classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970.Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o SS também experimentou novas influências:apartir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia ecom o acesso universal aos direitos sociais,civis e políticos.

DESENVOLVIMENTO

A criação da profissão de serviço social, ao contrário das leis sociais, não parte de uma demanda das classes trabalhadoras, mas sim da necessidade de as classes dominantes e o Estado estabelecerem mecanismos de controle social através da atuação direta frente ao operariado e de responder a algumas de suasnecessidades, já que é preciso contemplar essa classe com um mínimo de condições para que continue produzindo a riqueza material da sociedade, evitando-se os conflitos e garantindo-se, assim, a continuidade e reprodução da ordem vigente. As leis trabalhistas e sindicais implementadas no governo Vargas interpretadas como primeiras formas de atendimento as demandas legítimas das classes trabalhadoras.
Ogoverno Vargas projetou sua imagem à nação de "pai dos pobres" instaurando de cima para baixo uma legislação trabalhista que acabou se tornando a geratriz do populismo. Esta prática se referencia de ações paternalistas, clientelista e cartorial, na qual o Estado exercia tutela sobre a sociedade civil, os sindicatos e demais instituições, regulando as relações sociais de produção com vistas apromoção do desenvolvimento interno.
Quando o pobre se insinuava como questão para o Estado, era de imediato enquadrado como “caso de polícia” e tratada no interior de seus aparelhos repressivos. Para evitar conflitos de trabalho entre empregadores e empregado, substitui a simples ação repressiva e assistência isolada por mecanismos que visam a colaboração entre as classes.Para atingir esses objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surgimento do serviço social
  • Serviço social surgimento
  • o surgimento do serviço social no brasil
  • O surgimento do serviço social
  • O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
  • Surgimento do serviço social no brasil
  • Surgimento do serviço social
  • Surgimento serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!