Surgimento do serviço social no brasil

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Serviço Social No Brasil 5
2 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7

1.INTRODUÇÃO

O Serviço Social surge da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho. Surge com a ascensão da sociedade burguesa, no século XIX. Assim, com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo "controle" sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Com o passar do tempo a profissãofoi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias, metodologias.

2.DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social surgiu da emergência de um conjunto de expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho. Possuí três grandes momentos. Nos anos de 1930 até 1945, onecoincidiu com dois grandes fatos socias; Segunda Guerra Mundial na Europa e o período do Estado novo no Brasil. Os modelos importados não se enquadravam na realidade brasileira e fizeram com que o Serviço Social fosse assistencial, caritativo, missionário e beneficente. Durante os anos de 1945 a 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural houve maiorintercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e técnicas adaptados à realidade brasileira. Desde a década de 1960 até hoje, caracterizado pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um modelo teórico-prático para nossa realidade. O Serviço Social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, parainserir-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem para que lute, construa e contribua para as reformas.
Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica pelo menos diferente da atual. Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalhoprofissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente. O Estado que é o representante de uma ordem social determinada, necessita da prática profissional do Assistente Social, para relativização da problemática social gerada pela sociedade capitalista, e para controlar ou canalizar os conflitos emergentes. Deixando a visão de que a desigualdade social é umfator natural. Naturalmente não podemos apelar para uma fórmula mágica que cura todos os males da humanidade, entrando no idealismo inútil, mas assumindo como direito inalienável da população explorada, a busca e a garantia da política social, de forma organizada e planejada. Não confundindo o assistencialismo com assistência, nem deixando a demagogia tomar conta e ofuscar a realidade.

1.1SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social no Brasil teve início na década de 30 e nasceu ligado a Igreja Católica, que dava minimamente uma 'assistência' àqueles indivíduos em situação de miséria. Era uma prática paternalista e clientelista, bem diferente do que acontece hoje, após a Constituição de 88, onde os indivíduos tinham seus direitos garantidos, embora nem sempreefetivados. Talvez por ter surgido como um favor ou beneficio da Igreja ou do Estado, as pessoas ainda tenham essa visão distorcida do Serviço Social. O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso. Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o surgimento do serviço social no brasil
  • O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
  • Surgimento do serviço social no brasil
  • Surgimento serviço social no brasil
  • O surgimento do Serviço Social no Brasil
  • O surgimento do serviço social no brasil
  • O surgimento do Serviço Social no Brasil
  • SERVIÇO SOCIAL: SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!