Surgimento da matemática

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Etapa 2
Passo 1
Como surgiu a Matemática

As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registros matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C., o homem foi refletindoacerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" . Com seus problemas cotidianos, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram ainvenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas dageometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII.
A matemática começou por ser "a ciência que tem por objeto a medida e as propriedades das grandezas", é a ciência dos númerose dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções de pirâmides, diques, canais deirrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo,arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vezque transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração.
Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII. Ele éconsiderado o inventor dos logaritmos, muito embora outros matemáticos da época também tenham trabalhado com ele.
Já antes dos logaritmos, a simplificação das operações era realizada através dasconhecidas relações trigonométricas, que relacionam produtos com somas ou subtrações. Esse processo de simplificação das operações envolvidas passou a ser conhecido como prostaférese, sendo largamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O surgimento
  • Surgimento
  • O surgimento
  • surgimento
  • Surgimento
  • surgimento
  • Surgimento
  • O surgimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!