surgimento da fisioterapia

Páginas: 10 (2402 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
O Surgimento da Fisioterapia. O Panorama Atual da Fisioterapia.

Antiguidade:
Na Antigüidade havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas"; Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas" através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos.
Existem descrições desde as primeiras civilizações sobre a utilização de recursosnaturais, uso da argila contribuía para o tratamento e a recuperação de afecções variadas provenientes de situações diversas como das batalhas e lesões adquiridas quando saiam em busca de alimentos. O recurso físico usado era o peixe elétrico para o tratamento de certas doenças, assim foi à evolução das ciências da saúde sempre ligada a fatos históricos envolvendo a humanidade.
Existem relatosde que Galeano, filosofo e medico desenvolveu uma ginástica planificada de tronco e pulmões, no mesmo tempo em que o imperador Hoong-Ti desenvolvia exercícios para a desobstrução de órgãos.

Idade Média

Na idade média, foi um período onde ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos e da atuação na área da Saúde. O corpo humano passou, nesta época, em decorrência de influência religiosa, aser considerado algo inferior. Nesse período predominou uma organização providencial, uma ordem social estabelecida e pautada no plano divino, o corpo passou a ser considerado como plano secundário, as leis religiosas passaram a ser inimigas do corpo, o culto a alma passou a ter grande valorização, os hospitais da época passaram a ter caráter eclesiásticos, com espaços internos reservados para aconstrução de capelas.

Renascimento

Neste período houve a retomada dos estudos em todos os setores, surgem os princípios básicos de exercícios para indivíduos enfermos, de exercícios individuais para pessoas convalescentes e de exercícios para pessoas com ocupações sedentárias, nessa época nasce às idéias de prevenção primaria em saúde.
Nesse período, surgem especializações e o primeirorelato do termo de cinesioterapia por meio da divisão a ginástica, feito por Dom Francisco y Ordeano Amorós, que dividiu a ginástica em quatro pontos e criou o nosso mais valioso recurso. Em 1864, surgem em Berlim na Alemanha as primeiras escolas de reabilitação, que tinha como enfoque principal reabilitar indivíduos portadores de incapacitantes e exercícios distintos para pessoas portadores deenfermidades, que tinha como principal função atenção a lesão, ação curativa e reabilitadora.

Industrialização

Na época da industrialização, período historicamente compreendido pelos séculos XVIII e XIX, volta o interesse pelas "diferenças incômodas". O novo sistema com maquinas aperfeiçoava a crescente produção industrial, onde a população oprimida era submetida a exaustiva e excessivasjornadas de trabalho, as condições alimentares e sanitárias eram precárias provocando novas doenças como as epidemias de cólera, tuberculose pulmonar, alcoolismo e os acidentes do trabalho, que contribuíram para a geração de problemas sociais e saúde publica como a falta de saneamento básico e estruturação urbana.
A indústria têxtil e a mineração têm grandes avanços e obrigam o desenvolvimento denavios e locomotivas para o escoamento da produção, assim trabalhos em grandes escalas surgem as doenças ocupacionais ( tendinites, bursites, epicondilites, lesões mutilantes e etc...), neste momento há uma proliferação de doenças, que deixa em declínio as ações preventivas primarias, mais uma vez obriga a utilização de recursos físicos e naturais em ação curativa e reabilitadora.
Foi naRevolução industrial que ocorreu também o desenvolvimento de materiais e equipamentos médicos para a realização de cirurgias, principalmente as cirurgias torácicas, surgiu a invenção do microscópio, industria de fármacos e grande aplicação de recursos térmicos, elétricos e hídricos em reabilitação.

2º Guerra Mundial

Esse período tem um envolvimento direto com o Brasil, com o envio direto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O surgimento da fisioterapia
  • Surgimento da Fisioterapia no Brasil
  • Surgimento da fisioterapia no brasil e suas entidades representativas
  • O objeto de trabalho da Fisioterapia no Brasil: o surgimento e a legislação
  • PEQUENO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA FISIOTERAPIA NO BRASIL E DE SUAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS
  • O surgimento
  • Surgimento
  • O surgimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!