Surgimento, campos de atuação, características e público alvo do serviço social.

Páginas: 17 (4154 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Surgimento, Campos de Atuação, Características e Público Alvo do Serviço Social.


Luciane Alave de Araujo
Profª. Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0531) –
29/11/10


RESUMO

O presente texto tem como objetivo suscitar conceitos, características e desafios, apontando para ação do assistente social nestecontexto. Trata-se de um tema atual considerando o processo de configuração desta profissão e a reconfiguração das formas de gestão institucional, despertando-nos a necessidade de reflexão sobre a atuação nos diversos campos do Serviço social.



Palavras-chave: Serviço Social, Assistente Social, Campos de Atuação, Público alvo e características do Serviço Social.


1. INTRODUÇÃO
O serviçosocial uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente; e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seusignificado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. A atuação profissional se faz, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviçospúblicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos; podem ser da rede do Estado, privada e ONGS.
A postura é de buscarmos uma compreensão real e equilibrada, para caracterizarmos o público alvo, as deferentes formas que diferentes áreas profissionais podem contribuir para omesmo, dentre elas o serviço social.





2. O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL


O serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, igreja católico e estado varguista), na época com objetivode controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço comunista no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e regulamentado em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve um víeis conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970, com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida daclasse trabalhadora, no final de 1970 e ao decorrer 1980, o Serviço social também experimentou novas influencias. A partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirmam um projeto profissional comprometido com a democracia e com acesso universal aos direitos sociais e civis, políticos: (cf., entre outros, Iamamoto e Carvalho; 1995; Neto; 1996 Pereiras; 2008.)O Serviço Social deixa de ser uma forma de intervenção política de determinadas frações de classes, a qual se baseia no assistencial e é implementada – através da Igreja – pelos segmentos femininos destas mesmas frações de classes, para ser uma atividade institucionalizada e legitimada pelo Estado e pelo conjunto do bloco dominante... (IAMAMOTO; CARVALHO, 1983, p. 315).



3. AEVOLUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL


Na década de 1980, o Estado brasileiro passou a consolidar suas bases de organização neoliberais. O Neoliberalismo, enquanto reação teórica e política contra o Estado intervencionista e de bem-estar social, influenciou diretamente sobre a estruturação das políticas públicas na América Latina e especificamente no Brasil cujas conseqüências vivenciamos até hoje....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Campo de atuação do assistente social e o perfil do público alvo
  • Campo de atuação serviço social
  • O SURGIMENTO DO NASF E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
  • A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL CAMPO DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
  • Características de público alvo
  • Atuação do Serviço Social no Sistema Escolar Público.
  • CAMPO DE ATUAÇÃO DO AS. SOCIAL HABITAÇÃO
  • O surgimento do servico social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!