Surf no Brasil

Páginas: 2 (354 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014

Surf no Brasil
A ideia de montar uma prancha veio em 1937 por Osmar Gonçalves, quando o seu pai trouxe para o Brasil uma edição da revista Popular Mechanics, que mostrava a planta de uma prancha.Osmar se encantou e junto com a ajuda de João Roberto e Júlio Putz, construiu com as próprias mãos a primeira prancha feita no Brasil. Caiu no mar em 1938, na praia do canal 3, em Santos.
Em 1952,um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. O esporte começava a popularizar-se. Asprimeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia, só chegaram ao Brasil em 1964.
Em 15 de Julho de 1965, foi fundada a primeira entidade de surfe do país - a Associação de Surfe do Estadodo Rio de Janeiro. Esta organizou o primeiro campeonato em Outubro daquele ano. No entanto, o surfe só seria reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Em 1989, o shapercarioca Henry Lelot e amigos, fundaram a Feserj - Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro - na época, a segunda Federação de Surfe do país. Atualmente, a entidades responsáveis pela organização noesporte no país são a Confederação Brasileira de Surfe (CBS) - filiada ao COB e há anos presidida pelo paranaense Juca de Barros, e a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais (ABRASP), sendoque o campeonato nacional denominado circuito SuperSurfe.

Dicas e Curiosidades sobre o Surf
O surf é conhecido como o desporto dos deuses. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar asondas em pé. Aos súbditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard. Talvez tenha começado aí toda a rivalidade entre os dois desportos.

Cuide bem de sua prancha. Ela é sua maioraliada e se não for tratada bem poderá se deteriorar mais rapidamente.

O melhor mar é o da manhã. Se você quer pegar um mar lisinho e sem muita gente, o mais indicado é que vá surfar bem cedo. É o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Social Surf Brasil
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • surf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!