SURF DA LEITURA OU ALFABETIZANDO COM GIBIS 1

567 palavras 3 páginas
FACULDADE UNIESP
ALUNA: Rosicleide l de Araujo santos, Sonia Pereira RM: 0050025190
CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE: 7º
INTRUDUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a alfabetização, usando o Gibi como recurso didático. Sabemos que uma das maiores riquezas de um país é a educação do seu povo e que uma boa educação começa nas séries iniciais com uma alfabetização de qualidade, para isso é preciso que o professor saiba adaptar suas aulas visando o sucesso de seus alunos em relação à aprendizagem.
A realidade é que as escolas brasileiras, de modo geral, formam alunos que mal conseguem ler e escrever, que não sabem ao menos interpretar e produzir pequenos textos. Diante dessa realidade, foi que a professora Maria do Carmo, decidiu fundar uma ONG que desenvolvesse um trabalho voltado para a alfabetização, e para que esse trabalho ficasse atrativo para os alunos, decidiu investir na alfabetização através de Gibis.
As histórias em quadrinhos contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para sistematizar a alfabetização. Como as HQs em geral unem palavra e imagem, elas contemplam tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização. Os benefícios da história em quadrinhos para a educação, em particular no ensino fundamental e na alfabetização, são oficialmente reconhecidos. As HQs fazem parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que possibilita a professores e alunos o acesso a obras distribuídas em escolas públicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) também incentivam o uso de quadrinhos e indicam que nas bibliotecas é necessário que estejam à disposição dos alunos textos dos mais variados

Relacionados