Surdez

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
Ver a surdez como um problema diretamente relacionado a visão patológica. Esse é o discurso fortemente construído e aceito pelo a maioria. É importante frisar, todavia, que os surdos e ouvinte que usam e valorizam a língua de sinais assumem uma postura positiva diante da surdez. Em algumas comunidades academia dos EUA, por exemplo, já é possível observar uma autonomia identitária, cultural elinguística, e, consequentemente, um senso coletivo critico de que a surdez como problema é uma construção do mundo ouvinte.
Cientificamente, as praticas discursivas sobre a surdez, ante praticamente exclusivas da área da medicina e da fonoaudiologia, tem sido deslocadas para as áreas da educação, da linguística, da antropologia e da sociologia.
A surdez como deficiência pertence a uma narrativaassimétrica de poder e saber; uma “invenção/produção” do grupo hegemônico que, em termos sociais, históricos e políticos, nada tem a ver com a forma como o grupo se vê ou se representa. No discurso predominante, ignora-se completamente a fato de que as alteridades as quais se referem como deficientes são cidadãos e sujeitos políticos que e articulam e fazem parte de movimentos sociais e militâncias.São homens ou mulheres marcados por suas orientações sexuais, religiosas, étnicas, de gênero, classe e idade. Infelizmente, na nossa sociedade, o aspecto cultural da surdez é ainda mais difícil de ser aceito quando os discursos recaem e se fixam exclusivamente no fenômeno físico.
O discurso médico tem muito mais força e prestigio do que o discurso da diversidade, do reconhecimento linguístico ecultural das minorias surdas. A surdez é construída na perspectiva do déficit, da falta, da anormalidade. O normal é ouvir, o que diverge desse padrão deve ser corrigido, normalizado. Nesse processo normalizador, abrem-se espaços para e estigmatização e para a construção de preconceitos sociais.
Os fatores hereditários da surdez foram alvos de especulações de muitos cientistas. Nos EUA, ondedurante mais ou menos dois séculos a população da ilha apresentava um elevado numero de cidadãos surdos. O estudo comparativo partia da estimativa de que, no século XIX, a cada 5.728 indivíduos americanos nascidos 1 era surdo, ao passo que em Martha’s vineyrd proporção era de 1 urdo para cada 155 recém-nascidos.

Texto 4
Um Olhar Sobre o Nosso Olhar Acerca da Surdez e das Diferenças é um textode Carlos Skliar, disponível no livro, “A surdez: um olhar sobre as diferenças”,  por ele organizado. Skliar é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pesquisador de “necessidades educacionais especiais, a surdez” e fundador do Núcleo de Pesquisas e Estudos para Surdos (NUPES).
Neste texto Skliar parte do pressuposto de que o surdo é assistido sob uma óticaantropológica, histórica-social. Aborda, de maneira bem clara, a questão da surdez, problematizando e questionando a constante rotulação  de deficiência.
Skliar aponta para a existência de uma ideologia dominante, criada pela cultura oral, que impõe ao surdo seu modo de vida. Uma ideologia que define o surdo com supostos traços negativos, com rótulos do tipo: desvio de normalidade, falta edeficiência. Um estigmatismo que, segundo o autor, contamina a educação desenvolvida para os surdos.
A surdez é apontada pelo nosso autor como uma diferença a ser politicamente reconhecida, uma identidade. Todavia essa ideologia dominante, que o autor chama de “ouvitismo”, configura-se em um conjunto de representações segundo o qual o surdo é obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse um ouvinte.De fato o “ouvitismo” teve como base os textos da medicina, a autoridade dos pais e, até mesmo, dos próprios surdos que acabavam por negar sua condição. Deste modo o “ouvitismo” foi de fato, é o que expõe o Skliar, uma forma de “colonização” do currículo que acabou equiparando os surdos aos doentes mentais. Tal conjuntura leva incondicionalmente ao fracasso escolar que muitas das vezes é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surdez
  • Surdez
  • Surdez
  • Surdez
  • Surdez
  • Surdez
  • o que é surdez
  • Surdez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!