Suprvisaoescolar

975 palavras 4 páginas
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO

Daiane Cristina de Souza
Vera Pamplona
Prof. Orientador Denise Raquel Rosar
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia 8501 – EstágioV
14/04/2012

1 INTRODUÇÃO

A área de concentração a ser trabalhada é metodologia de ensino. Todos os docentes, professores e especialistas são importante neste processo. Porem o supervisor e o orientador tem o conhecimento da educação, da escola, dos professores dos alunos e possuem a especificidade de sua área para contribuir para melhor organização e dinâmica da escola onde atuam.

2 ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO A escola tem por objetivo proporcionar educação formal e sua função é contribuir para que o conhecimento seja socializado. Por isso a orientação e supervisão escolar são indispensáveis para verificar se isto esta ocorrendo.

Atualmente vive-se num período no qual a informação esta a um só tempo disponível como nunca esteve e, contraditoriamente, inacessível a grandes parcelas da nossa população. Neste contexto, a escola tem que tornar-se significativa. O ato educativo deve ter como meta a aplicação, a utilidade do que se aprender, a relação dos conteúdos com a realidade. A escola deve preocupar-se com a formação da consciência critica, para isso deve investir em novos conteúdos, métodos, espaços atores pedagógicos e formas de avaliação.

Assim os orientadores educacionais e supervisores cientes e comprometidos com a transformação social devem estar embasados num trabalho coletivo, comprometido com a transmissão coletiva e assimilação critica do saber historicamente acumulado pela humanidade, visando à formação de sujeitos, conscientes da importância de participarem na construção da sociedade em que vivem.

A lei n° 9394/96 define que; “a supervisão pedagógica tem o compromisso de orientar, acompanhar, avaliar a implantação da legislação”, pois se considera que tanto na escola como nos sistemas de ensino é pedagógico que faz com que aconteça o processo ensino

Relacionados