suprsaturação

591 palavras 3 páginas
1. É possível preparar solução supersaturada à temperatura ambiente?

R: Não, porque só pode ser obtida em condições especiais. Como sendo aquecida ela ira atingir uma temperatura muita eleva. Mais após a solução a ser resfriada até que ela volte para a temperatura ambiente a 20º C, só assim ela ira se tornar uma solução supersaturada com a adição do cristal (tiossulfato de sódio), com a solução contendo mais soluto dissolvido do que o coeficiente de solubilidade para essa temperatura, sendo cristalizado.

2. Por que o resfriamento deve ser lento?

R: Porque a solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto sofra cristalização, consequentemente, se diminuíssemos a temperatura imediatamente haveria precipitação do soluto em excesso.

3. A dissolução é um processo exotérmico ou endotérmico? E a cristalização? Explique.

R: Nesse caso foi utilizada a temperatura ocorre com absorção de calor sendo endotérmico, para obter uma temperatura elevada para ser solubilizado, provocando um aumento do coeficiente de solubilidade, facilitando a capacidade de dissolução do soluto, tornando uma solução supersaturada.
Já para a cristalização foi utilizado o exotérmico, que ocorre com liberação de calor, devido a solução supersaturada ser instável, fazendo com o crescimento de um pequeno cristal imediatamente provocasse um precipitado no soluto.

: Endotérmico e exotérmico

Muitas reações no nosso cotidiano ocorrem com perda e ganho de energia na forma de calor, pois a formação e a ruptura das ligações envolvem interação da energia com a matéria. Além de reações, isso também ocorre nas mudanças de estado físico.
 Exotérmico
Um processo que não é uma reação, mas sim uma mudança de estado de agregação, é a formação da neve. A água líquida se solidifica, formando a neve, quando ocorre a liberação de calor. Libera-se nesse processo, mais especificamente, 7,3 kJ de calor.
Nesses processos exotérmicos, a

Relacionados