supply chain

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Conceito
Cadeia de abastecimento (supply chain em inglês) consiste em duas ou mais organizações legalmente separadas, ligadas por fluxos financeiros, de material e de informação. Estas organizações podem ser firmas que produzem partes, componentes e produtos finais, fornecedores de serviços logísticos ou até mesmo o consumidor final. E para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestãode todos os parâmetros da rede.
Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na empresa e nos clientes. A gestão adequada da rede permite um melhora na produção, e oferece ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente, afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nascondições que ele espera.

Aplicação
Uma rede normalmente não irá focar o seu fluxo numa só cadeia, como é mostrado no exemplo abaixo, tendo antes que lidar com fluxos convergentes e divergentes dentro de uma rede complexa, sendo esta o resultado de muitas encomendas de diferentes consumidores a serem tratadas em paralelo. Com vista a diminuir a complexidade, algumas organizações optam porconcentrar em apenas uma porção da sua cadeia de abastecimento geral.




O termo cadeia de abastecimento pode ser aplicado a uma grande campainha com diferentes locais situados em diferentes países. Coordenar fluxos de informação, material e financeiro para uma companhia multinacional de uma maneira eficiente é uma tarefa considerável. O objetivo que governa todas as atividades de uma cadeiade abastecimento é visto como o aumento da competitividade. Isto é porque nenhuma única unidade organizacional é somente responsável pela competitividade do seu produto ou serviço aos olhos do consumidor final, mas antes toda a cadeia de abastecimento é. Ou seja, a competição passou das entidades individuais para as cadeias de abastecimento.
A produção indica a capacidade que uma cadeia deabastecimento tem para de produzir e armazenar produtos, tendo como espaços associados fábricas e armazéns. Quando se toma decisões de gestão relativamente à produção são muitas vezes questões de balanceamento entre capacidade de resposta e eficácia. Quanto maior o stock de uma fábrica ou armazém, maior será a sua flexibilidade e capacidade de resposta, mas também maiores serão os custos e stockparado e em excesso não gera receita, portanto quanto maior a sua capacidade de resposta, menor serão os seus níveis de eficiência.

Vantagens
O produto passa por muitas etapas antes de chegar ao consumidor final. Uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos pode ajudar a pôr em prática um processo contínuo e suave, desde a pré-produção até o consumo, passando pela distribuição. Com informações enúmeros fica mais fácil gerenciar seus processos, desde que os dados sejam precisos; com o histórico em mãos é possível identificar os pontos frágeis do sistema.
Outras vantagens da implementação do Supply Chain são: controle total do fluxo de mercadorias, fortalecimento dos departamentos, aumento da qualidade, redução de custos, foco no cliente e melhora o relacionamento fornecedor, cliente.Dificuldades de implantação
As principais dificuldades da implantação de uma cadeia de abastecimento são:
Despesas monetárias, e necesseraio um alto investimento de recursos para projetar e implementar uma cadeia de abastecimento tanto em termos dos investimento diretos quanto as oportunidades de aplicação do capital em outros negócios financeiros.
E outros como tempo escasso, trabalho emsinergia, quebrar barreiras, complexibilidade e cobrança dos acionistas em cima do investimento.

Diferença entre Supply Chain e Supply Chain Management
A gestão da cadeia de suprimentos envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com o abastecimento e aquisição, produção e todas as atividades de logística. Inclui a coordenação e colaboração com os parceiros dos canais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supply chain
  • Supply chain
  • Supply chain
  • Supply chain
  • Supply chain
  • Supply Chain
  • supply chain
  • Supply chain

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!