Supply chain e a realção entre fornecedores e clientes

1266 palavras 6 páginas
SUPPLY CHAIN E A RELAÇÃO ENTRE FORNECEDORES E CLIENTES

Aluna: Emanuele Maciel

1. INTRODUÇÃO

A globalização tem aumentado consideravelmente a competitividade entre as empresas. Em países como o Brasil, até anos atrás acostumados com o protecionismo econômico viu-se, de um momento para outro, tendo que assimilar novidades que, lá fora, já vinham sendo discutidas.
Assim, práticas industriais até a pouco utilizadas, estão sendo substituídas ou adaptadas para suportar a nova ordem mundial e obter as devidas vantagens competitivas. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma destas práticas.
No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO
Supply Chain é responsável pelo fluxo de informação e materiais desde o fornecedor até o cliente. A área gerencia os processos ao longo de toda a cadeia de suprimentos por meio da coordenação dos serviços, que vão dos fornecedores até a entrega do produto acabado para o cliente final.
Na verdade o campo da logística evoluiu de um tratamento mais restrito, voltado para a distribuição física de matérias e bens, para um escopo mais abrangente, em que se considera a cadeia de suprimentos como um todo e as atividades de compras, administração de matérias e distribuição. Assim, não se limita a uma única função como o Marketing ou as operações, mas representa, de fato, uma área de integração desses distintos enfoques.
O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados

Relacionados

  • Supply Chain e Tecnologia - Praticidade e erro zero
    12023 palavras | 49 páginas
  • Processos logísticos em uma empresa varejista de autopeças – estudo de caso
    5174 palavras | 21 páginas