SUPORTE E IMPLEMENTA O DE RSVP EM SISTEMAS OPERACIONAIS

1372 palavras 6 páginas
SUPORTE E IMPLEMENTAÇÃO DE RSVP EM SISTEMAS OPERACIONAIS
Lucas Natan Alexandre < lucasnalexandre@gmail.com>
Sidnei Carrasco sidnei@carrasco.com.br – Orientador

Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Curso de Redes de Computadores – Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 – Bairro São José – CEP 92425-900 – Canoas – RS
27 de maio de 2015
RESUMO
Este artigo demonstra de forma didática e detalhada os principais sistemas operacionais do mercado onde é possível a implementação de Resource Reservation Protocol(RSVP). Este documento também serve de referência para implementação de Traffic Engineering em redes Layer 2.

Palavras-chave: Resource Reservation Protocol; Engenharia de Trafego.
ABSTRACT

Title: “Support and Implementation os RSVP in Operating Systems”

This article demonstrates a didactic and detail the major operating systems on the market where it is possible to implement the Resource Reservation Protocol (RSVP). This document also serves as a reference for deploying Traffic Engeneering to Layer 2 network.

Key-words: Resource Reservation Protocol; Traffic engineering.
1 INTRODUÇÃO
A utilização do protocolo RSVP é importante em ambientes onde é necessário oferecimento real de qualidade de serviços (QoS) pela rede, principalmente para transmitir serviços multimídia como voz e videoconferência. Uma reserva de recurso é feita pelo protocolo para garantir um canal especifico e único para os pacotes. Esse recurso pode ser implementado em sistemas operacionais em nível de usuário para garantir recursos de rede, mas de nada adianta se os próximos nós da rede não interpretarem o protocolo. Neste artigo será demonstrado alguns sistemas operacionais em nível de usuário que é possível implementar RSVP e outro sistema, chamado Mikrotik RouterOS , onde efetivamente é realizado as reservas de recurso, nesse caso em largura de banda. Na seção 2 vamos tratar dos sistemas operacionais em si, quais interpretam o protocolo, e de que

Relacionados