Supervisão

Páginas: 8 (1918 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 0 – 3 MESES

JOINVILLE/SC
2012
1 INTRODUÇÃO

O corpo é considerado a primeira forma de linguagem para a criança, já que com ele ela introduz sua comunicação com o meio. É a linguagem da ação e pouco a pouco a criança vai se apropriando de seu corpo, de forma a aprender como usá-lo no seu dia-dia.
Para isso ela vai realizando conquistas sucessivas em relação aoseu espaço, seus movimentos, suas posturas, seus gestos e seus tempos. No decorrer destes acontecimentos este corpo vai se caracterizando e tornando-se uma espécie de identidade. Enquanto o indivíduo brinca, dança, canta, escreve, lê, se expressa, cria, fantasia, se transporta, é o seu mundo colorido começando a ser descoberto. Em cada movimento que se realiza, em cada problema que encontrasolução, a sua criatividade, o seu raciocínio, a sua atenção estão sendo solicitados.
A função motora, o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, está intimamente ligada. A psicomotricidade significa justamente a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade para facilitar a abordagem global do desenvolvimento da criança.



“Dentre tantos que vieram enriquecer a escola em seuprocesso de construir
um novo sujeito para um mundo novo e com um novo paradigma de educação, a psicomotricidade contribui com o seu “saber” para melhorar e transformar o homem, até suas mais profundas raízes. “Trata-se, portanto, de uma educação pelo movimento”. (Parolin, 1998, pág 316)









2 PSICOMOTRICIDADE

De acordo com Fonseca (1992), a motricidade é o meio pelo qual ainteligência se constrói e organiza, ao mesmo tempo que é o meio através do qual essa inteligência se manifesta, acedendo à psicomotricidade, que possui uma função intencional e de modificação, implicando a tomada de consciência, a motivação e um sistema de representações.
Progressivamente, a psicomotricidade leva a criança do prazer de agir, ao prazer de antecipar. Assim, a vida, como campo das nossasexperiências adquiridas, é uma sucessão ininterrupta de atitudes corporais e de movimentos expressivos e representativos sendo que Buytendijk (1957, in Fonseca, 1976) considera que o movimento é sempre a expressão de uma existência.



3 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 0 - 3 MESES

O desenvolvimento é um processo caracterizado por mudanças progressivas na forma, organização e funcionamento deum organismo, implicando uma transformação e integração das estruturas anteriores noutras mais avançadas, flexíveis e exigentes, constituindo um produto da interação e das transações que se estabelecem entre o indivíduo e o envolvimento.
A evolução da criança é sinônima de consciencialização e de conhecimento cada vez mais profundos do seu corpo, ou seja, do seu eu total. É com corpo que acriança elabora todas as suas experiências vitais e organiza a sua personalidade de forma única, total e evolutiva. Sendo o corpo o ponto de referência para conhecer e interagir com o mundo, expressando-se através da postura, das atividades e do comportamento, do exterior, modificando-se transformando-o de acordo com as suas necessidades.
Segundo Ajuriaguerra, a noção de esquema corporal pode serentendida como a imagem mental do corpo registrada no âmbito cerebral, mas exatamente no âmbito parietal, em função da integração das percepções e da elaboração das respectivas praxias.
A imagem do corpo, por sua vez, expressa uma relação permanente com a história psicomotora (motora, afetiva e cognitiva) do individuo, estruturando-se e reestruturando-se continuamente através da inter-relação e dainteração integrada das esferas do comportamento humano, que são: esfera fisiológica, esfera libidinal e esfera sociológica.
Durante a vida intra-uterina, as necessidades metabólicas do feto estão automaticamente satisfeitas. Sua atividade motora se traduz por um comportamento postural que se manifesta precocemente pelo equilíbrio no liquido amniótico a partir da estimulação labiríntica. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • supervisao
  • supervisão
  • Supervisão
  • Supervisão
  • Supervisão
  • Supervisão
  • Supervisão
  • Supervisao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!