Supervisão e gestão na escola

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
Núcleo Porto Alegre

Curso Pós-Graduação – “Lato Sensu”

Especialização: Gestão e Supervisão Educacional com ênfase
em Políticas Públicas

Disciplina: Concepções Teóricas e Práticas de Supervisão
Educacional e a Gestão Pedagógica

Professora: Lilian Zieger

Aluna: Rosana Duarte Quintana Fischer

Síntese crítica do livro:

”Supervisão e Gestão na Escola: Conceitos e Práticas damediação”

Porto Alegre, agosto de 2010.

1 - Supervisão e Gestão na Escola: Conceitos e Práticas da mediação

Supervisão e orientação educacional no ambiente escolar contribuem no que tange a resolução de conflitos e a superação dos mesmos em busca de um objetivo comum que é a integração do serviço, pessoas eaprendizagem. É atuar diretamente e em parceria com pais, alunos e professores buscando uma ação-reflexão-ação conjuntas.
Da mesma forma que está aliada aos movimentos pela integração dos serviços da escola, supervisão e orientação educacional caminham juntos acompanhando também o projeto político pedagógico que é o compromisso público com a comunidade escolar vinculados ao direito dos cidadãos,formação e desenvolvimento humano. A escola então através desta integração estará respondendo e atuando conjuntamente com uma meta fundamental que é a da aprendizagem, que é a ligação articuladora e mobilizadora dos propósitos de supervisionar e orientar.
Há que se salientar a integração entre supervisão e coordenação onde haja cooperação, parcerias, iniciativas comuns e ação conjuntas e não umaburocratização de processos onde haja transferências de responsabilidades e se criem situações constrangedoras que frustrem quem procura os serviços da escola. O que se busca é o entrosamento e a confiança tanto de pais, alunos e professores que procuram a ajuda desse profissional dialogando e aproximando-os da prática educativa. Dessa forma a gestão estará necessariamente envolvida com a supervisãoeducacional.
Por meio de uma gestão democrática, ensinar e aprender gestão e supervisão significa compreender que todo o conhecimento científico tem uma base social e ética que o conduz e lhe dá sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional. Na prática significa agir sobre o mundo procurando transformá-la numa sociedade humana que a partir daí produzirá um novoestilo de ensinar e aprender supervisão da educação de forma emancipatória priorizando ações coletivas.
É com base em princípios e objetivos gestados e desenvolvidos por todos os profissionais que fazem parte da escola que o trabalho se desenvolve, é a participação, responsabilidade e o compromisso do coletivo que garantem e contribuem para uma gestão educacional com contornos definidos, implicandoqualificações que exigem uma formação específica sem perder seu embasamento: a formação do educador.
O constante aperfeiçoamento profissional é uma prerrogativa em qualquer área de atividade. E para os professores não é diferente, pois a atualização é essencial para a qualidade do trabalho e do bom relacionamento com os educandos em qualquer nível de ensino. Sem formação não é possível haverrenovação nem aumentar a qualidade educativa. Os últimos dez anos foram caracterizados pela institucionalização da formação de professores através de cursos, seminários, oficinas e jornadas, mas os estudos comprovaram que há baixa incidência ou mesmo ausência de impacto nos resultados escolares e na dinâmica educativa. Segundo Fusari (2007) “A formação continuada só faz sentido quando é tambémvalorizada individualmente; só é possível aperfeiçoar o professor que queira crescer”.
O individualismo, a falta de planejamento e o impulso voluntarista estão provocando esse fracasso na formação dos professores. É preciso então inicialmente analisar as carências na formação dos docentes e os conteúdos dessa formação buscando novos paradigmas, critérios e princípios psicopedagógicos que mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supervisão nas escolas
  • Supervisão na Escola
  • Supervisao/gestão
  • supervisão e gestão
  • a importancia de supervisao nas escolas
  • Supervisão educacional para uma escola de qualidade
  • Matricula e a supervisão na escola
  • gestao da supervisao escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!