Supervisão nas escolas

Páginas: 13 (3035 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
O que realmente é necessário à uma supervisora observar durante suas visitas às unidades escolares?





















Por Lia Cariús






-2012-
“...ensinar não é transmitir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seussujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”
Paulo Freire






































Por Lia Cariús



2012
SUMÁRIO:

Resumo.
Introdução.
1- As competências do profissional de educação nos dias atuais.
2- Como fica arelação pessoal do supervisor Escolar e os demais profissionais da área?
3- Outros aspectos da supervisão educacional.
4- Função “Supervisor Educacional”, admitida em Lei.
5- A Supervisão Educacional e a tecnologia.
6- O que é necessário fazer para que um Supervisor Educacional conquiste suas metas?
7- O supervisor educacional e suas incumbências.
8- A atuação do Supervisor de Educação nasredes.
Conclusão.
Referências Bibliográficas.



































RESUMO:

Ao longo da história da educação brasileira, surge um profissional de inspeção, o “Supervisor Escolar”. Profissional este que tem como uma de suas atribuições, descobrir falhas no sistema, denunciá-las e posteriormente resolvê-las.
Segundo a teoria educacional, a funçãode Supervisor Escolar já foi, Professor Supervisor Educacional, Inspeção Escolar e Coordenação Pedagógica.
Tentaremos neste artigo, mostrar um breve perfil deste profissional pouco compreendido em sua nobre função, a de fiscalizar as ações pertinentes a educação nas instituições onde atuam.




INTRODUÇÃO:

No Brasil, o profissional que fiscaliza as ações realizadas na escola,chama-se, “Supervisor Escolar’. Pessoa temida pela administração das escolas e respeitada pelos demais funcionários, e onde raramente é visto em sua essência, “aquele que tem a tarefa de observar e supervisionar o processo pedagógico”, além de controlar o bom andamento do ambiente escolar.
O Supervisor Escolar, durante anos, foi um profissional marginalizado por profissionais da educação, pois namaioria das vezes atuava só, impunha regras, vigiava as normas estabelecidas pelas instâncias superiores ligadas à educação, de maneira arbitrária e isto o tornava um profissional “autoritário”, um “delator” de problemas das instituições de ensino onde atuava.
Com o passar dos anos, este profissional foi se popularizando entre os profissionais de ensino, mas acabou por perder seu propósito. É o quenos mostra o comentário de Ferreira (2001, p.91):

Desse modo, a “especialização desespecializada” levou a que esses profissionais, “perdidos” na busca de sua identidade e “sérios” no trato dos problemas educacionais, fossem desconsiderados e desrespeitados. Os supervisores passaram a ser chamados de “pessoal de apoio”, “personagens escolares”,”parceiros” e tantas outras nomenclaturas quedesqualificam na intenção de identificar algo que não está bem identificado, não traduzindo o relevante trabalho da supervisão.

É bem recente, cerca de décadas apenas, a idéia da formação do Supervisor Escolar e a importância que lhe é conferida. A supervisão era uma função que podia ser exercida por qualquer profissional sem a devida formação (ROMANELLI, 2000).



1- As competências doprofissional de educação nos dias atuais.

Sabemos que ao Supervisor Escolar cabe, inspecionar as unidades de ensino, administrar, planejar e orientar.
Nos dias atuais, a Supervisão Educacional atua não somente nas instituições públicas, mas também nas privadas, haja vista a sua necessidade de atuação, para um bom desempenho das escolas. Pois a um bom supervisor escolar cabe a tarefa de alterar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supervisão na Escola
  • Supervisão e gestão na escola
  • a importancia de supervisao nas escolas
  • Supervisão educacional para uma escola de qualidade
  • Matricula e a supervisão na escola
  • Supervisao
  • supervisao
  • supervisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!