Supervisão educacional

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

O trabalho de Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica passou por diversas denominações até os dias de hoje, podendo-se perceber uma ação sempre presente, questionada, criticada, repensada, mas necessária. Necessária, por estar num contínuo processo de ação-reflexão-ação, para que o trabalho que é confiado ao Supervisor Educacional/Coordenador Pedagógico seja assumido e vividocom fidelidade à realidade em que está inserido. O trabalho foi elaborado na perspectiva de propor procedimentos para uma ação de Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica, voltada para a transformação e melhoria do desempenho escolar como um todo e tendo como base as dificuldades detectadas da escola. Nas leituras realizadas, entrevistas e observações de práticas de supervisão, bem como aanálise do Plano de Ação da escola, percebem-se coerências e incoerências teóricas que aparecem na prática, não isolada de todo o processo educativo. O estágio foi desenvolvimento primeiramente com a observação do trabalho diário do Supervisor Educacional/Coordenador Pedagógico, analisando e observando passo a passo do seu dia-a-dia. Posteriormente fizemos uma entrevista com o supervisor Educacionale, além da teoria, o Coordenador nos deu subsídios para que pudéssemos desenvolver nosso plano de ação. Esperamos ter contribuído, e continuar contribuindo para melhorar a atuação dos supervisores, e que os mesmos possam aplicar os procedimentos propostos com muito êxito e eficácia, para assim obtermos resultados satisfatórios para a escola, professores, alunos, funcionários.
FundamentaçãoTeórica
O coordenador pedagógico fará boa atuação em sua função na escola se estiverem em constante processo de formação em serviço dos professores, buscando através de ações como cursos, congressos, seminários, HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo), orientações técnicas e estudos individuais. Autores renomados como – Alarcão (1996, 2001, 2003), Dellors (1999) Morin (2001), Perrenoud (1999,2000), Vasconcellos (2002) – apontam para a emergência de uma ação pedagógica comprometida e contextualizada, que resgate os valores, a compreensão do mundo e as necessidades sociais. Com base nesses apontamentos realizamos nosso estágio de coordenação pedagógica e desenvolvemos nosso plano de ação.
Delors (1999) faz algumas observações sobre o educador do século XXI: “aprender a fazer, aprender aconviver, aprender a conhecer e aprender a ser”. Isso prova que o educador precisa estar comprometido com a educação e com a formação do educando, e que não basta apenas fazer algo, ter atitudes e procedimentos corretos, é preciso ser, ter consciência de ser um profissional comprometido com ética e moral. Tais ações precisam estar presentes na escola, pois partirão daí as aprendizagens e o resgateda condição humana, e seu sucesso está ligado a seus afazeres, tanto do coordenador, supervisor quanto dos professores.
Alarcão (2001),comenta que orientadores e supervisores escolares, juntamente com os professores precisam refletir sobre a construção/reconstrução da prática pedagógica, buscando a formação.
Vasconcellos (2002, p. 151) ao falar em apoio pedagógico, comenta:

Seria muitopositivo que o professor pudesse sentir a coordenação pedagógica como autêntica aliada nesta tentativa de alterar sua prática e não como elemento de controle e fiscalização. A equipe de coordenação escolar tem por função articular todo o trabalho em torno da proposta geral da escola e não ser elemento de controle formal e burocrático.

Seria maravilhoso se os professores se unissem juntamente com oorientador e supervisores, para uma prática de autonomia e reflexão para inovação do trabalho na escola.
Análise dos dados
Percebeu-se que no contexto atual o Supervisor Educacional/Coordenador Pedagógico não pode deixar de pensar que todos os educadores precisam ser atuantes, capazes de questionar e redimensionar sua prática. A escolha do tema objetivou uma ação voltada para a transformação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A supervisão educacional
  • Supervisão educacional
  • Supervisão Educacional
  • Supervisão educacional
  • A Supervisão Educacional
  • Supervisão educacional: uma reflexão crítica
  • Supervisão educacional para uma escola de qualidade
  • PROJETO DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!