Superpotências Mudiais

682 palavras 3 páginas
Superpotências Mundiais

Quando falamos em superpotências, logo pensamos em um país ser basicamente rico, ter um PIB elevado. Porém, uma superpotência está longe de ser apenas isso. Uma superpotência consiste também em ter influência sobre o mundo e com essa influência e com a junção de outras superpotências, tomar decisões importantes sobre o nosso planeta, dos mais variados assuntos. Essas potências também têm a obrigação de apoiar países de economia baixa, em casos de necessidade.
Hoje, a principal potência do mundo, é os Estados Unidos da América, que possui um PIB muito elevado. E em 2011, a estimativa foi de US$ 15,065 trilhões, ou seja, em primeiro lugar no mundo. Outro ponto forte é seu IDH, que em 2012 foi de 0,937, ou seja, muito elevado. A educação, também muito valorizada, é outro ponto forte, uma educação aonde a estrutura é muito boa, não faltam recursos, e têm profissionais muito capacitados e bem valorizados. Um dos principais fatores para que isso aconteça, é um governo que é praticamente limpo, um parlamento honesto, pois lá, existem leis rigorosas para estes crimes. Crimes são o que tornam essa potência tão respeitada, pois lá a lei é muito rígida com o infrator, e em casos mais extremos, há também a pena de morte. Ou seja, os Estados Unidos hoje é uma superpotência graças à sua organização nos principais setores.
Outro país que vem se desenvolvendo muito, e acredito que vá superar até a atual superpotência em poucos anos, é a China. Um país onde a tecnologia está muito avançada e possui muitas multinacionais de respeito. Por exemplo, a Sony, uma das melhores fabricantes dos mais diversos eletrônicos e muito respeitada, tem seus produtos todos projetados e inicialmente vendidos lá. Hoje a China ocupa o segundo lugar de maior economia mundial e vem crescendo a cada dia.
Eu poderia citar muitas outras, principalmente na Europa, porém meu foco principal não é este. Apesar de essas superpotências serem necessárias hoje, a sua principal renda,

Relacionados

  • guerras
    661 palavras | 3 páginas
  • Sociedade internacional
    874 palavras | 4 páginas
  • trabalho
    6817 palavras | 28 páginas