Superdicas de Português para Concursos e Vestibulares

5289 palavras 22 páginas
TRABALHO
DISCIPLINA: Linguagem, Trabalho e Tecnologia
Profº: Sérgio

Fichamento com as idéias centrais de cada capítulo:
Superdicas de Português para Concursos e Vestibulares
Autor: Nílson Teixeira de Almeida
Aluno: Onilto Gonçalves de Almeida
RM: 33795
3º ETT – N

Capítulo 1: Um precioso meio de cultura e trabalho
Tenha em mente que, para você obter sucesso, o domínio da língua portuguesa é um precioso meio de cultura e trabalho.
Procure conhecer o padrão culto da língua portuguesa. Adquira o hábito de ler textos e aprenda a lidar com as palavras no momento da escrita. Outra prática adequada é a leitura oral, o texto fica mais claro quando lido em voz alta. Com a prática de leitura, você vai perceber a razão da correta flexão das palavras.

Capítulo 2: Prepare-se para os estudos
Determine o tempo devido para assimilar a matéria de estudo. Estudar pela internet é um meio moderno e prático, no entanto o material impresso é mais seguro para você memorizar a matéria. Não desanime se não entender tudo na primeira leitura.

Capítulo 3: De olho nos concursos
O fundamental é manter-se em estado permanente de estudo. Quem se prepara bem para um determinado concurso também está preparado para outros. As provas, dependendo do nível do concurso, são parecidas com as dos vestibulares. São questões comuns de interpretação de textos e de quadrinhos. Muitos candidatos se confundem com esse tipo de questão, pois acham que interpretar é repetir o que já está inserido no texto.
Convém lembrar que os tópicos gramaticais são extraídos do texto fornecido para interpretação. Certamente você não será desafiado a demonstrar um conhecimento profundo da língua, mas um observador atendo dos aspectos da linguagem culta.

Capítulo 4: De olho nos vestibulares
Os vestibulares atuais procuram avaliar a capacidade de domínio que o estudante apresenta em relação à língua e não a chamada “decoreba” de regras e nomenclaturas específicas.
Em linhas gerais,

Relacionados

  • Comunicação verbal
    10631 palavras | 43 páginas
  • Empreendedorismo
    24163 palavras | 97 páginas
  • Direito do Trabalho Para Concursos Te hellip
    109955 palavras | 440 páginas
  • Direito do Consumidor
    317421 palavras | 1270 páginas