Supercondutores El Tricos Jo O Costa

718 palavras 3 páginas
Supercondutores Elétricos

João Pedro Gomes da Costa
Nº Processo: 22304
Ano/Turma: 11ºG

Curso Profissional de Técnico de
Gestão de Equipamentos Informáticos

O que são supercondutores elétricos?
Supercondutores são os materiais que têm a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda de energia.

Nos condutores comuns, quando se cria corrente num fio circular fechado e em seguida se retira a fonte de energia, a corrente desaparece em fração de segundo, devido à resistência do fio. No entanto, num supercondutor, a corrente nunca desaparece. Ela se mantém permanente, por inércia, da mesma forma que a Terra gira ao redor do Sol num movimento permanente.

Como foram inventados os supercondutores?
Esse fenômeno foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia ao ser resfriado a 4,2 K (aproximadamente -268 °C). , dessa forma, ele acabava de tornar o mercúrio um material supercondutor.

Evolução dos Supercondutores
Em 1933, os cientistas Walther Meissner e Robert Ochsenfeld concluíram que os supercondutores eram mais que apenas condutores de eletricidade perfeitos, eles descobriram uma interessante propriedade magnética intrínseca nos supercondutores que excluía de certa forma o campo magnético exterior. Um supercondutor não permite que campos magnéticos adentrem seu interior, isso faz com que as correntes fluindo gerem um campo magnético dentro do supercondutor que balanceia o campo que outrora deveria ter penetrado o material.
Este efeito, chamado de Efeito Meissner, em uma de suas aplicações é muito popular na demonstração da supercondutividade, chamada de levitação magnética.

Em 1950, a teoria fenomenológica de Ginzburg-Landau sobre a supercondutividade combinou a já consagrada teoria de Landau acerca das transições de fase de segunda ordem com a equação de onda de Schrödinger, e obteve sucesso ao explicar as

Relacionados

  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas