SUPERCOMPUTADORES (HPC)

1667 palavras 7 páginas
SUPERCOMPUTADORES (HPC)

1.1 - Duas definições para supercomputadores:

Supercomputadores

São computadores que processam as maiores quantidades de dados e atingem as maiores velocidades de processamento, entre todas as categorias. São usados em aplicações especializadas que exijam a realização de imensas quantidades de cálculos matemáticos em segundos e normalmente são encontrados em grandes centros de pesquisa.

Os supercomputadores usam todo o seu poder de processamento para executar poucos programas específicos, mas à uma velocidade incrivelmente alta, se comparada com os outros tipos de computador. Essa velocidade é alcançada usando–se várias CPUs processando ao mesmo tempo – em paralelo. O número de CPUs processando em paralelo no supercomputador pode ultrapassar a casa de milhares. Essa grande quantidade de processadores operando ao mesmo tempo gera problemas de aquecimento excessivo nos supercomputadores. Para resolver esse problema alguns fabricantes circulam líquido refrigerante no interior das máquinas e outros utilizam um formato em curva das máquinas para melhorar a dissipação de calor.

Um supercomputador é um computador de grande porte, normalmente ocupando uma grande sala para o seu funcionamento e é formado por grandes gabinetes interligados.

As aplicações típicas de um supercomputador são:

Previsão do tempo;
Animação gráfica em tempo real (cinema);
Cálculos de dinâmica dos fluídos;
Investigação de energia nuclear;
Simulações em exploração de petróleo.

Supercomputadores

Os supercomputadores são computadores com grande capacidade de processamento e armazenamento de informações usados em pesquisas científicas e militares e por instituições que têm aplicativos que necessitassem de uma enorme quantidade de 1processamento como, por exemplo, uma bolsa de valores, sistemas de previsão meteorológica, etc.
Na década de 60 surgiram os primeiros supercomputadores, nesta época já existiam os minicomputadores que

Relacionados