Superando limites: a contribuição de vygotsky para a educação especial

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Atividade da aula do dia 24/03/2012
Principais pontos do texto: “Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial”.
Vygotsky foi um pioneiro no estudo da “criança especial” esua inserção no ambiente social pleno. Na visão dialética do problema o autor defende que ao detectar uma deficiência em determinada área do organismo (corpo), o mesmo trabalhará para superar essadeficiência desenvolvendo outros sentidos, assim, o indivíduo cria processos adaptativos com o intuito de superar os “impedimentos” encontrados. Concepção dinâmica da inteligência. A plasticidade dainteligência não é estática, mas dinâmica. E os centros especializados bem como as escolas têm como função acelerar esse processo.
Na visão “Vigotiskyana” as mais serias dificuldades podem sersuperadas por uma educação especializada e de qualidade.
Implicação para a prática de intervenção. Identificar a deficiência do qual a pessoa é portadora e elaborar métodos que aumentam a potencialidadedos outros sentidos. Ex.: com a deficiência visual pode-se trabalhar atividades que envolvem sons, desenhos em alto relevo, memorização, percepção de espaço, ou seja, ações que envolvem outrosaspectos que contemplem a “sinestesia”. Então não se deve ensinar um conteúdo diferenciado para um aluno especial daquele que não é, mas, aplicar o mesmo conteúdo de jeito que ambos possam assimilar oconhecimento de diferentes maneiras.
O que há em comum é o objetivo em transmitir conhecimento, levando em consideração a particularidade e a peculiaridade dos meios. É preciso entender que não se podeestabelecer limites para a pessoa portadora, não há limites! – podemos e devemos estabelecer metas, supera-las e ir estabelecendo novas..., respeitando as dificuldades de aprendizagem que forempercebidas independentes de serem de alunos especiais ou não, mas que tais dificuldades de aprendizagem que forem percebida independentes de serem de alunos especiais ou não, mas que tais “obstáculos”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PORTIFOLIO contribuição do pedagogo na educação especial
  • Superando limite na 3º idade
  • Contribuição especial
  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky
  • Contribuição de Vygotsky ao Conceito de Identidade
  • Educação e vygotsky
  • VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO
  • Segurado Especial e contribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!