Superando dificuldades na matemática.

Páginas: 13 (3245 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
| Universidade Estadual de Santa Cruz – UESCDepartamento de Ciências da Educação - DCIECurso de Pedagogia |



PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
“SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA, UM OLHAR VOLTADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES”

Alex Maselli Jacques
Geani Santos Marinho
Ileonai da Cruz Santana
Marcia Quely Santos Rocha
Marisa Lima dos SantosTrabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Psicologia da Educação III (Dificuldades de Aprendizagem), ministrada pela Prof.ª Rita Curvelo.

Ilhéus, BA
Jan/2012
“SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA, UM OLHAR VOLTADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES”

SÍNTESE DO PROJETO

Aborda sobre as dificuldades de aprendizagem damatemática, conceituando acalculia e discalculia, destacando suas manifestações no individuo. Ressalta a importância de um currículo planejado de acordo com as especificidades do educando, de maneira facilitadora e motivadora para seu desenvolvimento cognitivo lógico matemático. Relata que as dificuldades de aprendizagem da matemática se manifestam em diversas áreas, além da aritmética. Propõe atividadesque estimulem um processo interativo entre os participantes, que desenvolvam suas habilidades e capacidades matemáticas, respeitando seu grau de desenvolvimento psicológico.

JUSTIFICATIVA

A matemática, considerada como disciplina entediante e complexa em todos os níveis de ensino para muitos estudantes, destaca-se entre as demais com alto índice de fracasso escolar. Partindodesse pressuposto um projeto de intervenção pedagógica que vise uma melhoria no processo ensino-aprendizagem da matemática se torna relevante no momento em que intervêm direta ou indiretamente na aquisição de conhecimentos matemáticos de maneira que considere as especificidades e os estágios de desenvolvimento psicológico de cada educando.
Quando esse rendimento matemático escolar defasado éconseqüente de uma dificuldade de aprendizagem do educando, se enseja mais ainda uma nova construção de um planejamento curricular, nos quais o professor oferece recursos diversos que permitem que todos os alunos alcancem os mesmos objetivos apesar das diferenças individuais existentes. Logo, a proposta “superando dificuldades de aprendizagem na matemática, um olhar voltado para as práticas escolares”contribui significativamente para uma prática pedagógica que minimize ou até suprima as dificuldades na aprendizagem da matemática.

OBJETIVOS:

Geral

Intervir sobre as dificuldades de aprendizagem na matemática (DAM), ressaltando a interferência de um processo ensino-aprendizagem que contribua para um desenvolvimento das habilidades matemáticas de maneira igualitária pelos educandos do 3ºano do Ensino Fundamental.

Específicos

* Problematizar as causas das dificuldades de aprendizagem na matemática
* Oferecer esclarecimento acerca de dificuldades de aprendizagem em matemática, suas classificações e subtipos.
* Apresentar métodos e atividades que possibilitem ao portador de dificuldade de aprendizagem na matemática um maior desenvolvimento cognitivo, em especialaos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

QUADRO TEÓRICO

A aprendizagem é um processo interativo no qual o aprendiz é o autor de suas próprias aprendizagens. A influência do ambiente escolar nesse processo de aprendizagem torna-se essencial, na medida em que se considera como destaque o problema das relações interpessoais do educando com dificuldades de aprendizagem, por isso estratégiasinstrucionais sistemáticas e estruturadas devem favorecer a essa interação amplamente em todas as áreas e em todas as relações.
Geralmente na existência de dificuldades de aprendizagem escolar, ou responsabilizam a criança pelo seu fracasso escolar, ou se “culpa” somente o professor por uma mediação não adequada, deixando-se dessa maneira, de levar em conta que ambos, podem ser responsáveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUPERANDO AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
  • Dificuldade em Matemática
  • Dificuldades matematicas
  • dificuldades na matematica
  • Superando dificuldades na internacionalização- o caso das vinícolas gaúchas
  • dificuldades de aprendizagem em Matematica
  • Dificuldades de aprendizagem
  • dificuldades de aprendizagem da matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!