Super Duper Trabalho Trabalhento De Pg2 Noname

942 palavras 4 páginas
Universidade de Brasília – Instituto de Geociências
Princípios de Geofísica II
Professor Welitom Borges

Relatório da Prática do Método GPR

Brasília
2014

Sumário
1 Introdução 3
2 METODOLOGIA 4
2.1 O que é o GPR 4
2.2 Prática 4
3 Processamento 5
3.1 Correção estática 5
3.2 Filtro e Ganho 5
3.3 Migração 5
4 Dados e análises 7
5 Conclusões 9
6 Referências bibliográficas 10

1 Introdução Este relatório se refere à aquisição e o processamento de dados, da atividade prática realizada em novembro de 2014, pela turma de Princípios de Geofísica II do segundo semestre de 2014. O objetivo da atividade foi o alcance de maior conhecimento sobre o método radar de penetração no solo, desde a montagem dos equipamentos necessários até a interpretação dos dados obtidos. Nesse trabalho procuramos entender e esclarecer a utilização do equipamento SIR3000 e seu uso e aplicação. E que pode ser utilizado em muitas áreas como na geofísica, geologia, planejamento urbano, identificação de redes de distribuição entre outras. O GPR produz uma onda eletromagnética de alta frequência transmitida ao solo, ou aonde se deseja mapear. O sinal ao encontrar mudanças das propriedades elétricas tem parte refletida e detectada pelo receptor do GPR, sendo armazenado para posteriormente ser processado.

.

2 METODOLOGIA

2.1 O que é o GPR O radar de penetração de solo (GPR) é uma técnica de mapeamento de subsuperfície de alta resolução, e pode ser aplicada em ambientes urbanos. O GPR tem muitas aplicações geológicas, como mapeamento de solo raso e de estruturas de rocha, também na localização de canais enterrados.
O modelo de GPR utilizado nessa aquisição foi o SIR-3000, que é pequeno e pode ser utilizado por apenas uma pessoa. O utilizamos para inspecionar o concreto do primeiro piso da Universidade de Brasília próximo ao instituto de geociências. O SIR3000 utilizado possui antena blindada, portando sofre menos interferência.
A profundidade de penetração das ondas do GPR

Relacionados