Suntentax

1505 palavras 7 páginas
Dicas de materiais para Reformas Sustentáveis
Profissionais do projeto Residência Sustentável prepararam orientações sobre como escolher produtos e materiais para reformas mais sustentáveis
Para ter reformas mais sustentáveis, deve-se sempre estabelecer critérios para a escolha de materiais e produtos. Alguns já possuem garantias de qualidade e sustentabilidade, mas outros ainda não, exigindo mais atenção dos consumidores.

Produtos a partir de madeira já possuem os selos FSC e Cerflor que garantem o cumprimento de práticas ambientais e sociais rigorosas no manejo. Para produtos finais, como mobiliário, por exemplo, esses selos não são suficientes, pois nada avaliam em termos de qualidade, salubridade e responsabilidade na comunicação com o consumidor final. Adesivos, selantes, pisos, revestimentos, tintas, metais sanitários já possuem o Selo
SustentaX de Garantia de Qualidade e Sustentabilidade.
Mas, e os demais produtos como cimento, gesso, vidros entre outros como devem ser comprados? A equipe do Projeto Residência Sustentável preparou algumas dicas e orientações sobre também como podem ser substituídos, sem comprometer a obra.
Cimento: Inovar na diminuição do emprego do cimento é um importante desafio, sem comprometer a qualidade e a segurança. Afinal, a produção de cimento tem como consequência um alto consumo de energia e matérias primas.
Uma alternativa pode ser o uso de blocos cerâmicos estruturais modulares iHome®, com tecnologia que evita o desperdício de materiais e a formação de resíduos, pois dispensam o uso de cimento para assentamento.
Os blocos, produzidos com solo selecionado e tratado (sem sal e sem partes orgânicas), possuem dois orifícios, onde são acoplados e intertravados com as Conexões Click® que asseguram velocidade no ciclo da obra, baixo custo global e permitindo alinhamento e acabamento impecáveis.
Esses orifícios também têm a função de receber as instalações elétricas, hidráulicas, inclusive tubulações de

Relacionados