Sumarização

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
SUMARIZAÇÃO
GÊNEROS TEXTUAIS: definição e funcionalidade
1. Gêneros textuais como práticas sócio-históricas
Já se tornou trivial a idéia de que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultutal e social. fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. uma simples observaçãohistórica do surgimento dos gêneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros. Àpos a invenção da escrita alfabética por volta do século VII A.C, multiplicam-se os gêneros, surgindo os típicos da escrita.
Hoje, em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e,particularmente o computadorpessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
2. Novos gêneros e velhas bases
Não é difícil constatar que nos últimos dois séculos foram as novas tecnologias, em especial as ligadas à área da comunicação, que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Assim, osgrandes suporte tecnológicos da comunicação tais comoo rádio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.
É bom salientar que embora os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam poraspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos, e sim por aspectos sócio-comunicativos e funcionais, isso não quer dizer que estajamos desprezando a forma. pois é evidente, como se verá, que em muitos casos são as formas que determinam o gênero e, em outros tantos serão as funções. suponhamos o caso de um determinado texto que aparece numa revista científica e constitui um gênerodenominado ``artigo científico´´; imaginemos agora o mesmo texto publicado num jornal diário e então ele seria um ``artigo de divulgação científica´´.
3. Definição de tipo e gênero textual
Aspecto teórico e terminológico relevante é a distinção entre duas noções nem sempre analisadas de modo claro na biliografia pertinente. Trata-se de distinguir entre o que se convencionou chamar de tipo textual,de um lado, e gênero textual do outro lado. É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, ou texto. Em outros termos, partimosda idéia de que a comunicação verbal só é póssível por algum gênero textual. Essa posição é defendida por Bakhtin(1997) e também por Bronckart(1999) é adotada pela maioria dos autores que tratam em seus aspectos discursivos e enunciativos, e não em suaspeculiaridades formais.
Para uma maior compreensão do problema da distinção entre gêneros e tipos textuais sem grande complicação técnica, trazemos uma definição que permite entender as diferenças com certa facilidade. Essa distinção é fundamental em todo o trabalho com a produção e a compreensão textual. Entre os autores que defendem uma posição similar aqui exposta estão Douglas Biber(1988),John Swales(1990), Jean-Michel Adam (1990), Jean-Paul Bronckart (1999)
4. Algumas observações sobre os tipos textuais
Em geral, a expressão`` tipo de texto´´, muito usada nos livros didáticos e no nosso dia-a-dia, é equivocadamente empregada e não designa um tipo, mas sim um gênero de texto. Quando alguém diz, por exemplo, ´´a carta pessoal é um tipo de texto informal``, ele não estáempregando o termo ´´tipo de texto`` de maneira correta e deveria evitar essa forma de falar. Uma carta pessoal que você escreve para sua mãe é um gênero textual, assim como um editorial, horóscopo, receita médica, bula de remédio, poema, piada, conservação casual, entrevista jornalística, artigo científico, resumo de um artigo, prefácio de um livro. É evidente que em todos estes gêneros também se está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sumarização
  • Sumarização
  • Sumarização
  • Sumarização
  • Sumarização de IPS
  • Sumarização Perrenoud
  • Exemplo de Sumarização
  • A Dignidade De Viver Parafrase E Sumarizacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!