Sumário - texto ':jovem professor: um forte!"

Páginas: 3 (634 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Florianópolis

Disciplina Estado e Políticas Educacionais
Professora Olinda Evangelista
Turma/Ano 1.308 2012/1
Aluna Jaqueline Dewes

Sumário –Texto “Jovem Professor: Um Forte!”

Questão escolhida:

[...] a escola e os professores são vistos como estratégicos, mas, para tanto, faz-se necessário reformá-los, “reconvertê-los”(Evangelista 2006, 2010a, 2010b) e docilizá-los (Shiroma; Evangelista, 2007). (EVANGELISTA; TRICHES, 2011, p. 13). Com base nessa passagem argumente sobre sua concordância ou discordância em relação ao que elaafirma.

Tópicos:

Relações entre a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com as diretrizes originárias das Organizações Multilaterais.

Aescolarização é entendida como um processo agradável para os interesses capitalistas por propiciar a migração do pensamento dominante para as classes subalternas.

Organizações envolvidas com o projetocapitalista para a educação: Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento; Todos Pela Educação, UNESCO, OEA, OEI, PREAL.

A necessidade de reformar oscursos de Pedagogia proveniente da demanda da “nova pedagogia da hegemonia” surge para difundir um determinado conformismo nas massas populares, a fim de manter a dominação econômica e social através daestruturação do mercado de trabalho.

Educação institucionalizada: proposta oferecida para atendimento das necessidades do mercado capitalista.

O governo dos últimos vinte anos reafirma anatureza operacional da educação superior por ele proposta, em fase adiantada de implementação, uma vez que dificulta ou mesmo elimina dessa formação a possibilidade de produção de conhecimento.O Estado direciona o sistema, levando ao jovem egresso do Ensino Médio oriundo das classes dominadas a ingressar na rede privada de ensino superior, por vezes, de cursos EaD (Educação a Distancia)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jovens fortes esboço (mais 30 a mais)
  • como ser um jovem forte
  • Conversas Com Um Jovem Professor
  • O ENSINO DO PROFESSOR PARA JOVENS E ADULTOS
  • Carta a um jovem professor
  • Conversas com um jovem professor
  • A formação do Professor- leitura do texto
  • Resenha texto Professor Dieb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!